alt

A terceira edição do Seminário INTERFACES, realizado pelo Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), traz como proposta fomentar a leitura crítica e o debate acadêmico em torno do livro sobre O Estado do sociólogo francês Pierre Bourdieu.

Traduzido recentemente no Brasil, este livro póstumo será alvo de ampla partilha de apropriações disciplinares, por meio de um ciclo de oito mesas redondas com acadêmicos brasileiros e franceses, os quais se interessem pela questão do Estado e, mais especificamente pela perspectiva sociológica bourdieusiana.

O Seminário será realizado em um circuito de lugares, com periodicidade quinzenal, a partir do dia 05 março. Da abertura, no Auditório da Livraria Cultura, o III INTERFACES percorrerá os auditórios do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (dia 18 de março), do Centro de Humanidades da UECE, do Centro Cultural BNB, da Reitoria da UECE, encerrando suas atividades em junho, mais uma vez na Livraria Cultura.

Cada um dos encontros previstos debaterá três dentre as 23 sessões que compõem o livro do intelectual francês que foi professor do Collège de France.

Assim, o Seminário INTERFACES reafirma sua importância junto à sociedade cearense realizando um evento de interesse público, no qual o poder político e as relações de dominação estatal são abordados de forma criativa, rigorosa, crítica e dialogada.

“Eu não faço exatamente uma crítica, mas analiso os caminhos e os meios pelos quais o Estado apodera-se do pensamento dos cidadãos. Penso que o problema posto a cada pensador diz respeito ao fato de que o essencial das estruturas mentais é produzido pelo Estado (…) Proponho uma crítica epistemológica que, claro, tem ramificações políticas. (…) O papel do pesquisador não é de demolir o Estado, mas de alertarcontra o perigo de sua dominação”.

Pierre Bourdieu

Veja a programação completa do evento.

Serviço:

Evento: III Seminário INTERFACES: O Estado na Obra de Pierre Bourdieu

Sessão no Auditório do CDMAC: 18 de março – 14h

Inscrições pelo Sistema de Eventos da UECE – período: 20/02 a 01/04.

Livro: Sobre o Estado (autor: Pierre Bourdieu).

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles