A Sociedade Brasileira de Sociologia apresenta o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, que será realizado de 20 a 23 de julho de 2015, em  Porto Alegre, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O tema do evento é ‘Sociologia em Diálogos Transnacionais’, que chama a atenção para a importância dos debates correntes nas principais redes internacionais de pesquisa sociológica. Interconectadas, essas redes propiciam a crescente cooperação em pesquisa e docência de sociólogos brasileiros com colegas da América do Norte, da Europa, dos países lusófonos, dos países ibero-americanos, do denominado eixo ‘Sul Sul’, com destaque para as importantes conexões com pesquisadores dos países Brics, da América Latina e da África.

Um dos objetivos do Congresso é fomentar o aprofundamento dessas relações. Mas o propósito principal é colaborar para a construção de uma Sociologia, inserida em debates correntes, que por meio de múltiplas abordagens teóricas e metodológicas, participe ativamente em diálogos mundiais, nacionais e locais sobre a sociedade contemporânea.

O Congresso dará visibilidade a estudos, pesquisas e discussões que se realizam não apenas no interior da própria disciplina, mas também em conexão com outras áreas científicas e com atores e instituições mundiais, estatais e da sociedade.

Assim, além do fortalecimento de redes nacionais e internacionais de pesquisa, há ainda o objetivo de colaborar para a compreensão de transformações sociais ora em curso, de resistências à mudança, de continuidades e e rupturas em padrões culturais e em instituições sociais e do processo reflexivo da disciplina sobre si mesma e sobre como é construído o conhecimento sociológico.

Acredita-se que o XVII Congresso Brasileiro de Sociologia promoverá esses diálogos e auxiliará na constituição de um conjunto bem fundamentado de análises sobre a sociedade em que vivemos.

Mais informaçõesna página do evento, na internet

Fonte: Soraya Vargas Cortes (Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles