No momento em que se discute o baixo dinamismo da indústria na economia brasileira e nordestina, será realizado nos dias 10 e 11 de junho o colóquio internacional Política Industrial e de Comércio Exterior Face ao Duplo Processo de Reprimarização/Desindustrialização: Análise Comparada de Brasil, Canadá, México e Argentina.

O evento, que terá na abertura as participações dos professores Mathieu Arès, da Universidade de Sherbrooke (Canadá), e Yannick Noiseux, da Universidade do Quebec em Montreal (Canadá), ocorrerá no auditório do prédio novo da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC (Rua Marechal Deodoro, 400, Benfica). Os interessados em participar podem realizar inscrição através do blog do evento.

O evento visa promover o intercâmbio de professores e pesquisadores da América Latina e do Canadá para discutir alternativas de política industrial e de comércio exterior no Brasil, Argentina, México e Canadá. Com isso, consolida parceria entre os programas de pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas (MAPP), do Curso de Gestão em Políticas Públicas (GEPP), e em Logística e Pesquisa Operacional (Geslog), o Departamento de Teoria Econômica da UFC, e o Centro de Estudos sobre Integração e Globalização (CEIM), da Faculdade de Ciências Políticas e de Direito da Universidade do Quebec em Montreal (UQAM).

Segundo o Prof. Carlos Américo Moreira, coordenador da iniciativa, a consolidação dessa rede de pesquisadores dos quatro países permitirá a realização de projetos de pesquisa e publicações científicas conjuntos, missões de ensino entre docentes, estágios de pesquisa para doutorandos e coorientação e cotutela de teses.

O Colóquio e as ações de cooperação se inserem na política da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de apoio à internacionalização das pós-graduações e à integração entre os cursos de pós-graduação (MAPP e Geslog) e graduação (GEPP).

Fonte: Prof. Carlos Américo Moreira, coordenador do evento – fone: 85 3366 7435

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles