O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, torna público o edital de Análise da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) no Brasil, que objetiva compreender, estimular a reflexão e consolidar as experiências desenvolvidas com foco na agenda do milênio.

A iniciativa visa destacar estudos, debates e experiências inovadoras, além de divulgar as lições aprendidas que poderão servir de referência e subsídio para a implementação dos ODS no Brasil a partir de 2016.

De acordo com o edital, serão selecionados 30 artigos nos formatos de estudo de caráter acadêmico-científico, debate ou artigo com opiniões, expectativas e reflexões; assim como experiências inovadoras com o relato do desenvolvimento de ações que tratem de atividades de diferentes atores. Os artigos deverão ser enviados para o e-mail artigos.odm@pnud.org.br no período de 15 de julho a 15 de setembro de 2015.

Poderão participar graduados, pesquisadores pós-graduados, pós-graduandos, acadêmicos em geral, oriundos de instituição pública ou privada e que desenvolvam atividades relacionadas aos ODM. Os autores deverão encaminhar os artigos de acordo com os requisitos exigidos no edital e a ficha de inscrição preenchida.

Os artigos selecionados serão publicados em cinco cadernos especiais com as seguintes linhas temáticas:

• Instrumentos construídos para o alcance das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

• Participação social e seu papel transformador.

• A responsabilidade do setor privado diante da sustentabilidade social, econômica e ambiental.

• Os avanços e desafios encontrados para adotar a plataforma dos ODM como parâmetro de planejamento e implementação das políticas públicas e projetos sociais.

• O novo cenário e a etapa de transição: perspectivas da nova agenda, análise das práticas inovadoras que servirão como referência para implementar os ODS.

A relação dos artigos selecionados será divulgada no site do PNUD no dia 26 de outubro de 2015.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles