Imagem: Salinas, com um homem caminhando entre as montanhas de sal

O Museu de Arte da UFC (MAUC) recebeu a exposição fotográfica Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70, que retrata cenários e vivências da Capital cearense através de imagens do fotógrafo Nelson Bezerra.

Para elaborar a exposição, composta de cerca de 200 imagens, o fotógrafo partiu de um acervo de aproximadamente 10 mil fotografias, produzidas por ele durante os anos de 1970, período em que Fortaleza experimentava as primeiras ações de urbanização.

Os registros mostram vistas aéreas de bairros da Capital, patrimônios edificados e personagens conhecidas e anônimas. Dentre eles, encontram-se fotografias que documentam, por exemplo, a construção do Ginásio Paulo Sarasate, do Castelão e do Centro de Convenções; a abertura de grandes avenidas, como a Aguanambi, a Santos Dumont e a Leste-Oeste; as movimentadas esquinas do Centro e a vida econômica e cultural de Fortaleza. Além disso, há um recorte do trabalho autoral de Nelson Bezerra, trazendo o grafismo das jangadas do Mucuripe, com composições que ressaltam o domínio da luz.

Imagem: Praia do Náutico tirada de cima de um prédio

Nelson Figueiredo Bezerra é formado em Ciências Sociais e fotógrafo autodidata. Nascido em Fortaleza em 1945, iniciou sua carreira profissional em Salvador, produzindo imagens para construtoras. Atua hoje, principalmente, nas áreas comercial, publicitária, industrial e de arquitetura, tendo participado de mostras coletivas em âmbito local e nacional. Seu trabalho já foi, por diversas vezes, premiado.

A exposição Cidade, Saudade estará em cartaz até o dia 29 de setembro no MAUC, que está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. O horário de visitação é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Prof. José Sales, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7491

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles