Destinado a estudantes e profissionais do audiovisual, o Workshop será ministrado por Beth Carmona e Vanessa Fort, respectivamente diretora e coordenadora geral do comKids, criado em 2010 em São Paulo para a promoção e produção de conteúdos digitais, interativos e audiovisuais de qualidade para crianças e adolescentes, a partir de pressupostos de responsabilidade social, desenvolvimento cultural e economia criativa no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica.

Durante o workshop serão abordados temas e processos de desenvolvimento e produção de conteúdos audiovisuais, digitais e interativos para a infância. São temas das aulas: direitos da infância, identidade, inspiração, qualidade, reflexões sobre a audiência, conceitos e formatos, roteiro, formatação de projetos e convergências de mídia.

PALESTRA MÍDIA E INFÂNCIA

No dia 8, as 16h, também na Escola Porto Iracema das Artes, Beth Carmona profere a palestra “Mídia e Infância”. O acesso é gratuito. Aberto ao público.

BETH CARMONA e VANESSA FORT

Beth Carmona é formada em jornalismo e tem no currículo o desenvolvimento da programação infanto-juvenil da TV Cultura de São Paulo, com séries como “Cocoricó”, “Ra-Tim-Bum”, “Mundo da Lua”, seguida de passagem pelo grupo Discovery Kids. Passou também pela Disney Channel e Animal Planet. Foi também da TVE.

Vanessa Fort é formada em Audiovisual e em ciências sociais e com formação complementar em filosofia, tecnologia e artes visuais. Foi coordenadora de conteúdo e produtora do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (2005 e 2006). Foi júri do Japan Prize e foi curadora convidada de evento sobre tecnologia e infância no Media-Lab Prado.

Mostra CINEMA comKids

De 10 a 12, durante o TIC será realizada a Mostra de Cinema comKids,  no Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. A seleção de filmes do comKids no TIC será dividida em duas programações diferenciadas (sessão 1 e sessão 2), com cerca de 60 minutos de duração, cada. As exibições acontecerão nos seguintes horários: Sábado e Domingo às 17h (sessão 1) e 18h (sessão 2) e Segunda-feira às 16h (sessão 1), 17h (sessão 2) e 18h (sessão 1). O acesso é GRATUITO.

Com o tema “Lugar de criança é em todo lugar”, o 5° TIC faz uma referência aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que defende os direitos da criança, entre os quais, o acesso à cultura. Com acesso gratuito e atrações locais, nacionais e internacionais, o evento acontece de 02 a 12 de outubro, com programação em Fortaleza e Sobral.

A quinta edição é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores Governo Federal, CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais.

SERVIÇO

Workshop ComKids – Conteúdos Audiovisuais, Digitais e Interativos para a Infância – Dias 09 (18h às 22h) e 10 de outubro (9h às 13h) , no Porto Iracema das Artes, como parte da programação do 5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Público-alvo: Estudantes e profissionais do audiovisual. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 02 de outubro. São 20 vagas e os participantes serão selecionados a partir do currículo dos inscritos. Informações: (85)3048.6077 / fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br. t: @inventocultural. f: TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Fonte: DÉGAGÉ 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles