A Rede Latino-americana de Organizações da Sociedade Civil pela Educação (Reduca) lançou o Observatório Educativo da Reduca, plataforma online com indicadores e informações educacionais dos 14 países das organizações que compõem a rede. O Observatório Educativo da Reduca tem o objetivo de dar visibilidade aos dados educacionais da região para que a sociedade possa monitorar e avaliar políticas públicas educativas, promover o intercâmbio de boas práticas, de forma a ajudar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas públicas em todos os países a desenvolver soluções para os desafios educacionais.

A ideia é provocar um sentimento de corresponsabilidade pela Educação. Além de indicadores de acesso a cada etapa educacional, a plataforma traz informações do contexto de cada país, como população total e população em situação de pobreza e indigência, dados de investimento na área e estatísticas sobre agentes e recursos educacionais – por exemplo, número de alunos e indicadores sobre carreira e formação de professores. Em termos do desempenho dos alunos, a plataforma apresenta dados sobre trajetórias escolares completas, mostrando a evolução dos alunos no sistema escolar, e trajetórias escolares exitosas, com indicadores relativos à aprendizagem dos estudantes.

Além disso, será possível conferir indicadores de participação social e mecanismos que permitam o acesso da sociedade civil à informação. As fontes de dados utilizadas para construir os indicadores do Observatório Reduca são principalmente organismos internacionais, como a Unesco e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O site conta também com informações de fontes de cada país, como os censos demográficos, pesquisas domiciliares e avaliações nacionais. A plataforma também reunirá publicações e estudos sobre Educação, bem como relatórios e infográficos produzidos pela rede. Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do Todos Pela Educação, o Observatório da Reduca vem agregar aos objetivos da própria rede e também do TPE, de propor um debate mais qualificado sobre a Educação pública.

“O Observatório dará acesso a um diagnóstico consolidado dos países da região, permitindo identificar as áreas de oportunidade em cada um deles, e fortalecendo as ações de incidência política, na região e em cada um dos países, por uma Educação pública de qualidade. Ele servirá também como plataforma para a troca de experiências, enriquecendo o rol de informações disponíveis para a formulação de políticas educacionais, além de abrir caminho para o desenvolvimento de ações conjuntas”.

O Observatório Educativo da Reduca conta com apoio da União Europeia, da Unesco e da CEPAL. Fazem parte do comitê responsável pela plataforma o movimento Todos Pela Educação (Brasil), Educación 2020 (Chile) e Mexicanos Primero (México).

Fonte: www.ebc.com.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles