A Capital cearense sediará, de 26 a 30 de outubro, dois grandes eventos internacionais ligados à língua italiana, organizados pela Universidade Federal do Ceará. Ocorrerá, no período, o XVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI) e, dentro dele, o III Seminário Internacional sobre a Obra de Andrea Camilleri. As inscrições são unificadas e se encontram abertas para ouvintes no site da ABPI.

O congresso da ABPI traz, nesta edição que a Associação comemora 35 anos, o tema “Brasil – Itália: línguas e culturas em contato”. A abertura, que ocorre no dia 26, na sede da ADUFC (Av. da Universidade, 2346, Benfica), contará com apresentação do Coral Sião Encantos e lançamento do livro bilíngue português-italiano Novas perspectivas nos estudos de italianística, com organização dos professores do Departamento de Letras Estrangeiras/UFC Rafael Ferreira e Yuri Brunello e do Prof. Giuseppe Marci, da Universidade de Cagliari (Itália).

O congresso segue no dia 27, na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), com palestras e mesas-redondas. Já dos dias 28 a 30, ocorrerá no Centro de Convenções do Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848, Praia de Iracema), trazendo, além de palestras e mesas-redondas, minicursos, comunicações e pôsteres.

A proposta do congresso é que pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, principalmente brasileiros, italianos e sul-americanos, possam expor as próprias experiências e propor atividades e soluções a velhos e novos problemas que se apresentem nessa troca entre Brasil e Itália, em um processo de enriquecimento mútuo, de troca de opiniões e de debates.

O XVI Congresso da ABPI lembrará os 750 anos de nascimento do escritor, poeta e político Dante Alighieri, os 40 anos da morte do cineasta, poeta e escritor Pier Paolo Pasolini e os 25 anos da morte do escritor e jornalista Alberto Moravia. Os 90 anos do escritor e diretor teatral Andrea Camilleri também serão lembrados com o III Seminário Internacional Sobre a Obra de Andrea Camilleri. O seminário é um evento itinerante e que, em 2015, ocorre também nas cidades de Cagliari (Itália), Cidade do México, Málaga (Espanha), Paris, Pécs (Hungria) e Sassari (Itália).

Além da UFC, o XVI Congresso da ABPI está sendo organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de São Paulo (USP), contando com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo (IIC-SP), da ADUFC, das editoras italianas Edilingua e Alma.

Já o Seminário está sendo organizado pelos professores Rafael Ferreira (UFC), Giuseppe Marci (Universidade de Cagliari) e Giovanni Caprara (Universidade de Málaga), com o apoio do Grupo de Pesquisa Camilleriamoci! (CNPq/UFC), do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET/UFC), da ADUFC, da Editora Edilingua e da ABPI.

Fonte: Prof. Rafael Ferreira, do Departamento de Línguas Estrangeiras – fone: 85 3366 7612

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles