Educação

Uece tem propostas aprovadas em Edital Pronex/Funcap/CNPq

Oito propostas com envolvimento da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram aprovadas pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência Pronex/Funcap/CNPq, que tem como objetivo apoiar grupos de pesquisa consolidados e de qualidade científica comprovada pela produção e titulação de seus componentes. Cinco dos projetos aprovados são coordenados por docentes da Uece.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jerffeson Teixeira de Souza, “o excelente resultado da Uece é um reconhecimento da quantidade dos nossos grupos de pesquisa colaborando para o desenvolvimento de projetos de grande relevância e impacto científico”.

Duas, entre as cinco propostas, são coordenadas pelos docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Faculdade de Veterinária (Favet), José Ricardo de Figueiredo e Vicente José de Figueiredo Freitas. São elas: “Estratégias para o Incremento da Eficiência de Técnicas de Reprodução Assistida em Pequenos Ruminantes” e “Prospecção Biotecnológica de Toxinas Recombinantes para Uso em Transgênese e Clonagem Animal”, respectivamente.

“Este resultado denota, mais uma vez, a qualidade das pesquisas realizadas no PPGCV, o qual atualmente é avaliado pela CAPES como programa nota 6, em uma escala de 3 a 7”, enfatiza Vicente Freitas.

A proposta do Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO), “Geodiversidades, Interações e Impactos Socioambientais no Sistema Praia-Plataforma da Costa Oeste do Estado do Ceará”, é coordenada pelo professor Jáder Onofre de Morais, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo).

José Henrique Leal Cardoso, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF), coordena o projeto “Da Resistência Insulínica às Complicações do Diabetes Mellitus: mecanismos fisiopatológicos, alvos moleculares, marcadores diagnósticos e novas abordagens terapêuticas”, desenvolvido pelo Laboratório de Eletrofisiologia (LEF).

O trabalho lançado pelo Laboratório de Saúde Mental, Família e Práticas de Saúde, “Gestão em Redes Compartilhadas: espaços de tecnologia e inovação para o cuidado na atenção primária em saúde” é coordenado pela professora Maria Salete Bessa Jorge, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC).

Os demais terão à frente a Universidade Federal do Ceará (UFC), porém, também contarão, entre outras, com a participação da Uece: “Núcleo de Excelência em Bioquímica, Biologia Estrutural e Molecular e Simulação Molecular de Proteínas (Nativas e Recombinantes) de Espécies Vegetais do Cariri com Potencial Inflamatório” – UFC/UECE/UFCA, “Compostos de Coordenação: da modelagem molecular à produção de metalodrogas e novos materiais” – UFC/UECE, e “Estudo de Doenças Onco-Hematológicas Associadas a Condições Ocupacionais e Senescência no Estado do Ceará: uma abordagem genômica funcional, proteômica quantitativa, farmacológica e modelagem computação” – UFC/UECE/UNIFOR/UNILAB/FIOCRUZ-CE.

Fonte: UECE