Imagem: Estrangeiros que fizeram o treinamento em 2015 visitam a Praça do Ferreira

O Departamento de Letras Vernáculas da UFC estará com inscrições abertas, de 15 a 29 de fevereiro, para o Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras. O treinamento é destinado a alunos de mobilidade acadêmica da UFC e estrangeiros que residam em Fortaleza, com os documentos regularizados.

As aulas serão ministradas naquele Departamento (Av. da Universidade, 2683 – área 1 do Centro de Humanidades, bloco 125, 1° andar, Campus do Benfica), a partir de 14 de março. Nos dias 7 e 8 de março será realizado o teste de nivelamento. As inscrições podem ser solicitadas através do e-mail eulaliaufc@gmail.com, e o pedido será submetido à avaliação da coordenação do curso.

O projeto de extensão é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA) desde 2012, com o objetivo de ensinar a língua portuguesa aos estudantes de mobilidade acadêmica de outros países, o que foi estendido posteriormente à comunidade estrangeira de Fortaleza. O curso é gratuito.

PALESTRA – O Departamento de Letras Vernáculas também vai promover a palestra “Ensino de português língua estrangeira no nível inicial: uma contribuição ao plurilinguismo”, com a Profª Cecília Postiglione Villagra, da Universidade do Rosário, Argentina, no dia 2 de fevereiro, às 9h.

A palestra será ministrada na sala de defesa do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC e é aberta para interessados na área. A inscrição deve ser feita através do e-mail eulaliaufc@gmail.com. Os participantes receberão declaração equivalente a duas horas de atividades.

Fonte: Profª Eulália Leurquin, do GEPLA – fone: 85 3366 7624

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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