A Escola Creche Castelinho Vermelho, localizada numa das áreas mais históricas de Fortaleza, no Jacareacanga, promoveu neste sábado, dia 09, um encontro pedagógico sobre a ludicidade na aprendizagem.

Estiveram presentes educadoras do ensino infantil e do fundamental I, além da equipe gestora. A temática foi apresentada como uma importante ferramenta de promoção da aprendizagem em sala de aula, uma vez que faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana e está relacionada não somente as brincadeiras e aos jogos, mas também a um sentimento,  a atitude do sujeito envolvido na ação, está ligado ao significado da aprendizagem.

A ludicidade aumenta a independência do sujeito, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza a cultura popular, recicla as emoções, aumentando a capacidade de conhecer e inventar para construir os diferentes conhecimentos.

Equipe docente e gestora da Escola Creche Castelinho Vermelho

Equipe docente e gestora da Escola Creche Castelinho Vermelho

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles