Educação

Vem aí o 23º Festival Nordestino de Teatro

Preparem as malas porque vem aí o 23º Festival Nordestino de Teatro, que acontece de 03 a 10 de setembro em Guaramiranga. Espetáculos voltados para públicos de todas as idades integram as Mostras, que abrange ainda Ciclo de Debates sobre os espetáculos, oficinas, cortejos e outras atividades.

Com toda a programação gratuita, o 23° FNT é apresentado pela Coelce, tem o patrocínio da CAIXA, apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult – Lei Estadual de Incentivo a Cultura, e o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaramiranga, via Secretaria da Cultura e Turismo. A realização é da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga.

A Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival, conta com nove espetáculos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Sergipe. Na Mostra Nordeste Universitária, Ceará, Bahia e Paraíba estão representados em quatro espetáculos e quatro cenas curtas.

Serão encenados na Mostra Nordeste: A Casa – Blitz Intervenções (CE); Caetana Duas Companhias (PE); Exercício sobre Medeia – Coletivo Piauhy Estúdio das Artes (PI); Interior – Grupo Bagaceira de Teatro (CE); Nada como quando começou – No barraco da Constância tem! (CE); O segredo da Arca de Trancoso – Grupo  Vilavox (BA); Para uma avenca partindo – Teatro do Redentor (MA); Senhora dos restos – Cia. Dicuri (SE); Todo camburão tem um pouco de navio negreiro – Associação Artística Nóis de Teatro (CE). A Mostra Nordeste não é competitiva, mas o Melhor Espetáculo eleito pelo público ganha o Troféu Beija-Flor.

Na Mostra Nordeste Universitária o FNT apresenta os espetáculos: Casamata – Turma Pois Taí – 2011.1 (IFCE), Criadas – Criadagem (UFC), Maçã – Coato Coletivo (UFBA) e No Mundo da Rua – Projeto Homens De Saia (UFPB). As cenas curtas são:Grande Edgar (UFC), Manual – Estoriatores De Teatro (IFCE), Neuza – Coletivo Nós Artistas (IFCE) e Para Acabar Com…(URCA).

Na noite de abertura, o FNT apresenta Estamira – Beira do Mundo, do RJ, solo da atriz Dani Barros com direção de Beatriz Sayad. A peça é livremente inspirada no documentário “Estamira” do diretor Marcos Prado, que ganhou mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, e retrata a história de uma catadora de lixo com uma doença mental crônica, mas com uma percepção do mundo surpreendente e devastadora. A montagem teatral estreou no Rio de Janeiro em 2011, ano em que figurou na lista dos 10 melhores espetáculos na seleção do jornal O Globo, foi eleita a melhor peça de 2012 pela Veja São Paulo, ficou entre as três melhores peças em cartaz na seleção da revista Veja Rio e entre os melhores espetáculos na seleção da revista Bravo! Com este trabalho, Dani Barros foi ganhadora dos prêmios Questão de Crítica, Shell, APTR E APCA na categoria Melhor Atriz, e indicada ao Prêmio Questão de Crítica (Espetáculo), Prêmio Qualidade Brasil (Atriz/Drama), Prêmio APTR (Texto, Espetáculo, Produção).  

Para o encerramento desta edição o espetáculo convidado é Caminham nus empoeirados, peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada. Suas aventuras e desventuras. Seus números e truques. Labuta e peleja. Uma comédia. Uma crítica social. Um número de circo. Uma declaração de amor ao teatro e a vida.

Anualmente o FNT recebe espetáculo do circuito Palco Giratório, do SESC. Este ano, apresenta-se em Guaramiranga a companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, com o espetáculo Adaptação, com texto, direção e interpretação de Gabriel F. Criada em 2007, a Cia. Teatro de Açúcar é um núcleo de pesquisa e produção de espetáculos com dramaturgia original e intenso trabalho interpretativo.

As montagens do Teatro de Açúcar se caracterizam pelo intenso trabalho de direção de atores e dramaturgia original, aliados à excepcional beleza estética, sempre concentrados em temas que investigam e discutem a complexidade humana de uma maneira leve, musical e bem humorada, mas sem abandonar o peso de cada discurso.

A partir do segundo dia, artistas e público são convidados a participar do Ciclo de Debates do FNT que acontece sempre pela manhã, até o último dia do festival. A cada dia, debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária.

Este ano, são debatedores da Mostra Nordeste: Marcelo Bones, programador, consultor e assessor de importantes festivais teatrais brasileiros. Licenciado em Ciências Sociais, é professor, diretor e fundador do Grupo Teatro Andante. Foi consultor na área do teatro da Política Nacional das Artes do Ministério da Cultura; Héctor Briones, professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará/ Curso de Teatro-Licenciatura. É Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC – Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Arão Paranaguá, Doutor em Artes Cênicas pela USP. Construiu uma carreira focada na pedagogia do teatro, educação estética e formação de professores, passando a integrar o quadro docente da UFMA em 1992, onde colaborou com a criação da graduação em teatro e dois mestrados.

As montagens apresentados na Mostra Nordeste Universitária também são debatidas no dia seguinte às apresentações. O debatedor é Abimaelson Santos diretor teatral, iluminador e ator. É Mestre em Cultura e Sociedade e Professor da Universidade Federal do Maranhão.  Foi dele também a curadoria desta mostra.

Realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, com o apoio da SECULT, o  23° FNT é apresentado pela Coelce e tem o patrocínio da CAIXA.

Além de ser uma programação para toda a família, ainda tem o acesso é gratuito. Eu já convidei os amigos,  os alunos e estamos com as malas prontas aqui em casa. E você? Vai também? Quer saber mais informações, liga ou acessa as redes sociais do Festival: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. www.fnt.agua.art.br. Facebook: fntguaramiranga 

 Fonte: Jornalistas Sônia Lage e Eugênia Nogueira (DEGAGE)

degage@degage.com.br / www.degage.com.br 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =