A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o Edital nº 22/2016, referente à Cátedra Dra. Ruth Cardoso, Universidade Columbia, EUA: 2017-2018, com objetivo de oferecer apoio à participação de professor e/ou pesquisador brasileiro, que esteja em meio de carreira e atuando em instituições brasileiras, em atividades de docência e/ou pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais na Universidade Columbia (Nova Iorque, EUA).

Inscrições

Aqueles que cumprirem os requisitos descritos no Edital devem submeter sua candidatura exclusivamente via internet, até o dia 16 de outubro, anexando os documentos exigidos.

O programa prevê a concessão de uma bolsa durante o ano acadêmico de 2017/2018 na Universidade Columbia, com duração de um semestre acadêmico (agosto 2017 a dezembro 2017) ou dois semestres acadêmicos (agosto 2017 a maio 2018). O resultado está previsto para ser divulgado em dezembro.

Benefícios

O candidato selecionado receberá pagamento mensal no valor de US$ 5 mil, pago apenas nos meses de efetiva permanência nos EUA, sendo que no primeiro e último mês o valor da mensalidade será pago proporcionalmente ao período de permanência na cidade de estudos; auxílio instalação; seguro saúde; auxílio deslocamento; moradia no campus, na cidade de Nova Iorque, em apartamento de um dormitório ou equivalente, oferecida pela Universidade Columbia; e acesso às instalações e serviços da Universidade Columbia, tais como escritório, internet, laboratórios, bibliotecas e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de docência e pesquisa previstas pelo bolsista.

Fonte: Capes

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles