O Blog Educação indica hoje o programa de ginástica laboral cerebral promovido pelo Instituto Experimentes. Confere aí a matéria completa e corre para fazer sua inscrição!

O Instituto Experimentes inicia o programa de ginástica cerebral para alunos de 5 a 17 anos. Nas turmas que começaram neste mês de março, professores aliam o conteúdo pedagógico a exercícios para manter o condicionamento mental e funcionamento do cérebro afiado. O também chamado Brain Fitness atua como um treinamento do cérebro para potencializar a capacidade de atenção e decisão. As turmas já começaram, mas as inscrições ainda podem ser feitas no próprio instituto.

O cérebro é uma máquina dinâmica composta por unidades de trabalho, os neurônios. Esses são interligados, através das sinapses, a milhões de outros neurônios, formando uma rede de comunicações complexa. Segundo o especialista em neurociência e engenheiro biomédico, Alexandre Lobo, acreditava-se que cérebro tinha um período de intenso desenvolvimento e depois se estabilizava. A tendência seria a perda de funções com o tempo.

 “Hoje, sabe-se que este conceito está ultrapassado e que, quanto mais se utiliza o cérebro, mais ele é capaz de evoluir, de se auto ajustar, criar novas capacidades, tudo através do ajuste desta rede de comunicações.” Essa capacidade de mudança na rede neuronal através de estímulos externos é chamada de neuroplasticidade. Desse conceito geral que surgiu a ginástica cerebral.

Exercitar o cérebro da maneira adequada por meio da experimentação, melhora a atenção, a memória e a rapidez na tomada de decisões. Cada exercício tem que estar relacionado a um desses objetivos, por isso eles devem ser realizados com orientação especializada.

Brain Fitness para crianças e jovens

A ginástica cerebral ajuda crianças e jovens na melhora do aprendizado. Estudantes que estão no início do processo de aprendizado ou se preparando para o vestibular podem aprimorar a concentração e a habilidade de memorização.

“A memória, assim como a capacidade de manter a atenção, são estados influenciados por diversos fatores. Um dos principais é a condição subjetiva ligada à motivação. Esta, por ser um fator individual, refere-se sempre à condição: somente eu consigo me motivar. É através dela que as portas se abrem.”, explica Alexandre Lobo, também diretor do Instituto Experimentes.

Entre as dicas para quem precisar estudar e memorizar muito assuntos, Alexandre detalha que todo o processo deve ser construído, a partir da definição das habilidades pessoais, dos horários de estudo até os recursos facilitadores a serem utilizados. “Portanto, o primeiro passo é identificar o que lhe serve como formato de estudo, que não necessariamente será similar ao do colega”.

Serviço

Programa Experimentes

Horário: 7h30 às 18h

Local: Rua Crisanto Moreira da Rocha, 439 (Por trás do Habib’s da Washington Soares)

Inscrições: (85) 9.8878-4416  |  contato@experimentes.com.br

www.experimentes.com.br

*Aula de experimentação gratuita

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Experimentes
Thamyres Heros (85) 9 .8819-0259
Munique Freitas (85) 9 .9687-9167

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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