O programa O POVO Educação dará início às suas atividades neste 2017 com a posse de seus estudantes Correspondentes O POVO nas escolas. O evento, que também brinda o novo momento do programa, será realizada em uma das sedes da Rede Cuca, no bairro Mondubim, em Fortaleza.

Neste ano, o projeto Correspondentes O POVO conta com 102 estudantes e 39 escolas: 36 deles vindos de 18 escolas particulares e 66 estudantes vindos de 21 escolas públicas da Capital e da Região Metropolitana. Destes, 30 estudantes estão diretamente ligados aos Cucas, sendo 10 de cada uma das três sedes, localizadas nos bairros Mondubim, Barra do Ceará e Jangurussu. Todos os adolescentes cursam o 9° ano do EnsinoFundamental II. Em 2017, o projeto conta com a parceria com a Rede Cuca. Outra boa novidade de incorporar em seu quadro de estudantes, a partir de um modelo mais avançado de acompanhamento e prática, 30 jovens de 15 a 29 anos, já atuantes nos Centros como Repórteres Cuca.

Ao todo, serão 132 estudantes que terão a educomunicação como base da convivência e da reflexão sobre o mundo e sobre a cidade onde moram. O projeto ocorre o ano inteiro; ainda para este mês, a programação do projeto Correspondentes 2017, para os estudantes do 9° ano e para os Repórteres Cuca, inclui oficinas de escrita e de produção de rádio, além de programas exclusivos veiculados na rádio O POVO CBN AM 1010 e um cadernoespecial produzido por eles, encartado no jornal Impresso. Aos Correspondentes é reservada também a coluna Direto Da Escola, publicada com textos deles todas as quartas-feiras, no impresso e no portal O POVO Online. Todos os estudantes e professores diretamente engajados no projeto, responsáveis por acompanhar cada um dos estudantes em suas respectivas escolas, recebem assinaturas gratuitas O POVO.

O Cuca Mondubim foi o local escolhido para acolher a nova turma de 132 estudantes e brindar a parceria com o Instituto Cuca nesta nova fase do Programa. O evento está marcado para o próximo dia 20/4, quinta-feira, a partir das 14h30min.

O Programa O POVO Educação

O Programa O POVO Educação, existente desde 2001, é um programa interdisciplinar de educação e comunicação do Grupo de Comunicação O POVO, realizado pelo Instituto Albanisa Sarasate. O objetivo do Programa é colaborar na formação de leitores e escritores mais críticos em relação ao meio que os cerca, numa perspectiva efetiva de cidadania e participação social, por meio de formações de estudantes e professores, fazendo uso, principalmente, das plataformas multimidiáticas que compõem o Grupo. O Programa está embasado em três correntes da educação: a educomunicação, a gestão de conhecimento e a educação para a formação integral.

Instituto Albanisa Sarasate

O Instituto Albanisa Sarasate é uma organização sem fins lucrativos, ligada ao Grupo de Comunicação O POVO e dirigida pelo jornalista Cliff Villar. O IAS atua nas áreas de pesquisa, cultura, geração de renda, gestão, educação executiva e desenvolvimento local, através de publicações, eventos, exposições, cursos, documentários, seminários, oficinas, programas de rádio e TV.

Fonte: assessoria de imprensa do grupo O POVO

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles