Imagem: As Casas de Cultura Estrangeira estão sediadas no Campus do Benfica (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Universidade Federal do Ceará recebe inscrições até amanhã, dia 17 de janeiro, através do site da Coordenadoria de Concursos (CCV), para a seleção do semestre I e do teste de nível dos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira.

Interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição, que também será feita exclusivamente pela Internet, de 3 a 7 de janeiro, devem preencher formulário de solicitação de isenção. O resultado será divulgado no site da CCV em 8 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 05/2017/CCV, são ofertadas 418 vagas para o semestre I das Casas de Cultura. São 22 vagas para a Casa de Cultura Alemã; 110 para a Britânica; 88 para a Francesa; e 66 para a Hispânica. Os cursos de Esperanto e das Casas de Cultura Italiana e Portuguesa, disponibilizam, cada um, 44 vagas para o processo seletivo.

A prova para o semestre I será realizada às 9h do dia 28 de janeiro e terá questões sobre Língua Portuguesa I (compreensão de textos), Língua Portuguesa II (gramática) e Conhecimentos Gerais. Os conteúdos podem ser consultados no Anexo I do edital.

Segundo o Edital nº 006/2017/CCV, o teste de nível das Casas de Cultura oferta um total de 268 vagas, 43 para a Casa de Cultura Alemã; 70 para a Britânica; 48 para a Francesa; 57 para a Hispânica; e 50 para a Italiana. Para o semestre 2018.1, não haverá teste de nível para os cursos de Esperanto e das Casas de Cultura Portuguesa e Italiana.

A prova do teste de nível será realizada às 15h de 28 de janeiro e terá conteúdo correspondente ao exigido no curso regular das Casas de Cultura, no(s) semestre(s) anterior(es) ao do pretendido na inscrição. O conteúdo programático previsto está no Anexo I do edital.

Informações sobre prazos, valor da taxa de inscrição, entre outras, podem ser consultadas nos respectivos editais. A divulgação do resultado final da seleção está prevista para 5 de fevereiro, no site da CCV.

Fonte: Coordenadoria de Concursos da UFC ‒ fone: 85 3366 9522

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles