O professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), da Faculdade de Veterinária (Favet) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), José Ricardo de Figueiredo, teve o nome aprovado como pesquisador associado do Smithsonian Research Institute, em Washington D.C., nos Estados Unidos.

A duração da parceria de intercâmbio será de três anos. Segundo o pesquisador, o convite foi feito após palestra e visita técnica realizada nos EUA no ano passado. Para ele, abrem-se novas possibilidades de pesquisa e facilidades de intercâmbio institucional.

Ricardo Figueiredo é professor associado da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), docente do PPGCV, coordenador do Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Ovarianos Pré-Antrais (Lamofopa), membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Uso de Animais (Ceua) da Uece e consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O pesquisador é também consultor ad hoc da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), membro de comitê científico da Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal, consultor ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal, coordenador nacional da Rede de Pesquisa Moifopa/PIV Brasil e consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Ricardo Figueiredo possui ainda  experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em reprodução animal, atuando principalmente nos seguintes temas: folículos pré-antrais, caprinos, isolamento folicular e cultivo in vitro.

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles