Em mais uma edição do quadro “A Educação convida“, trazemos a análise do educador Evandro Marco sobre os principais desafios da educação privada. Graduado em matemática e atualmente na coordenação pedagógica do Instituto Pedagógico Professor Carlos Lobo, situado no município de Maracanaú, Marco defende a escola privada como uma instituição de excelência, com desafios e deveres maiores, segundo ele, em comparação com a instituição escolar pública, na preparação para o ENEM. Confere o texto abaixo e deixe sua opinião nos comentários!
Em um momento economicamente frágil, com tantas incertezas, o desemprego atingindo números alarmantes, diminuindo significativamente o poder aquisitivo das famílias, o primeiro corte no orçamento, quase sempre, recae sobre a educação dos filhos. Nesse cenário desfavorável a maioria dos empresários da educação privada de nosso estado, tem nas mãos a árdua tarefa de manter a qualidade dos seus serviços e manter-se “vivo” economicamente. Sabemos da problemática da qualidade da educação pública, seja por falta de investimentos ou por falta vontade política, o certo é que a uma crescente melhoria da educação privada em relação da pública.
De acordo com o ultimo censo escolar, só no estado do Ceará são 1.606 escolas privadas de educação básica que empregam mais de 49.781 profissionais. (Fonte Censo Escolar/INEP 2017 | Total de Escolas de Educação Básica:1606| QEdu.org.br). No entanto somos soterrados por um aglomerado de Decretos, Portarias, Despachos e Notas Técnicas, ditos legais que tem constantemente dificultado a escola particular de continuar empregando e fornecendo uma alternativa para quem procura uma educação de qualidade.
Nas escolas privadas somos obrigados a oferecer um serviço de excelência, pois se não, o concorrente o oferece. É inegável que temos um maior cuidado no fazer pedagógico como na preparação para o ENEM.
Por isso não podemos negar que são das escolas particulares os melhores resultados nas avaliações de níveis no País, com raríssimas exceções, é claro. Não somos algozes da educação muito menos mercadores do saber, mas acreditamos que uma educação de qualidade também passa pela iniciativa privada.
Nossos agradecimentos ao professor Evandro Marco em mais uma edição do “A Educação convida”.