Em mais uma edição do quadro “A Educação convida“, trazemos a análise do educador Evandro Marco sobre os principais desafios da educação privada. Graduado em matemática e atualmente na coordenação pedagógica do Instituto Pedagógico Professor Carlos Lobo, situado no município de Maracanaú, Marco defende a escola privada como uma instituição de excelência, com desafios e deveres maiores, segundo ele, em comparação com a instituição escolar pública, na preparação para o ENEM.  Confere o texto abaixo e deixe sua opinião nos comentários!

Em um momento economicamente frágil, com tantas incertezas, o desemprego atingindo números alarmantes, diminuindo significativamente o poder aquisitivo das famílias, o primeiro corte no orçamento, quase sempre, recae sobre a educação dos filhos. Nesse cenário desfavorável a maioria dos empresários da educação privada de nosso estado, tem nas mãos a árdua tarefa de manter a qualidade dos seus serviços e manter-se “vivo” economicamente. Sabemos da problemática da qualidade da educação pública, seja por falta de investimentos ou por falta vontade política, o certo é que a uma crescente melhoria da educação privada em relação da pública.

Quais são os maiores desafios do ensino particular no Brasil?

De acordo com o ultimo censo escolar, só no estado do Ceará são 1.606 escolas privadas de educação básica que empregam mais de 49.781 profissionais. (Fonte Censo Escolar/INEP 2017 | Total de Escolas de Educação Básica:1606| QEdu.org.br). No entanto somos soterrados por um aglomerado de Decretos, Portarias, Despachos e Notas Técnicas, ditos legais que tem constantemente dificultado a escola particular de continuar empregando e fornecendo uma alternativa para quem procura uma educação de qualidade.

Nas escolas privadas somos obrigados a oferecer um serviço de excelência, pois se não, o concorrente o oferece. É inegável que temos um maior cuidado no fazer pedagógico como na preparação para o ENEM.

Por isso não podemos negar que são das escolas particulares os melhores resultados nas avaliações de níveis no País, com raríssimas exceções, é claro. Não somos algozes da educação muito menos mercadores do saber, mas acreditamos que uma educação de qualidade também passa pela iniciativa privada.

Professor Evandro Marco – matemático e coordenador pedagógico

Nossos agradecimentos ao professor Evandro Marco em mais uma edição do  “A Educação convida”.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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