alt

VI Encontro de Geoarqueologia da América Latina (VI Gegal) está com inscrições abertas para apresentação de trabalhos até 29 de junho. O tema desta edição é “Geoarqueologia e Mudanças Climáticas: Contextos, Cultura Material e Paisagem” e o evento será realizado na cidade de Ubajara, de 23 a 27 de setembro de 2018.

Um dos motivos para a escolha da Cidade é que, em prospecções realizadas por membros do projeto, foram identificados sítios arqueológicos na Serra da Ibiapaba, nos municípios de Viçosa do Ceará, Ubajara e Ibiapina. Os locais, segundo os vestígios, foram registrados como sítios de Arte Rupestre e Cerâmicos – e a programação inclui visita dos participantes a dois deles.

alt

Participam da abertura do Congresso os coordenadores do evento, professores Marcélia Marques (Uece) e César Ulisses Veríssimo (UFC); o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Ceará, Herbest Lobo; o chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota; o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, Inácio Arruda; o presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), Jorge Eremites de Oliveira; além de palestra com o professor Cristian Favier-Dubois, da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires.

O Gegal foi criado em 2012 na cidade de Goiânia, durante a VI Reunião de Teoria Arqueológica na América do Sul (TAAS). Desde então, realiza oficinas em forma de rodízio entre os países participantes. Já foram feitos encontros nas cidades de Olavarria – Argentina (2013), Los Vilos – Chile (2014), Quito – Equador (2015), Las Palomas – Uruguai (2016) e Manizales – Colômbia (2017).alt

O evento é realizado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), pelo Núcleo de Arqueologia e Semiótica do Ceará (Narce), pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Ibama..

Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas na página do VI Gegal e pelos emails contato@vigegal.com.br e marcelia.marques@uece.br.

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles