Imagem: Foto de duas mulheres vistas de costas: uma, vestida de jaleco, mostra a outra (paciente) o aplicativo num tablet

Pesquisadoras do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará criaram um aplicativo de celular voltado à prevenção da incontinência urinária, condição prevalente em mulheres e caracterizada pela perda involuntária da urina. Essa é uma das disfunções que podem acometer o assoalho pélvico, estrutura muscular e óssea localizada na região da bacia, entre os ossos púbis e cóccix.

O aplicativo, desenvolvido durante pesquisa de mestrado, é chamado Continence App e traz informações sobre a incontinência, além de formas de preveni-la. Com o app, as mulheres podem acompanhar uma série de exercícios voltados para o fortalecimento do assoalho pélvico.

A pesquisa é nesta semana tema de matéria da Agência UFC de Notícias, site de divulgação científica e de extensão da Universidade Federal do Ceará. Leia a reportagem completa.

Fonte: Agência UFC de Notícias – fone: 85 3366 7331

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles