Imagem: O Corredor tem programação para todos os públicos e faixas etárias (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Vale a pena acordar mais cedo no próximo domingo (16) para conferir o movimento no bairro boêmio que abriga a Reitoria da Universidade Federal do Ceará e vários equipamentos culturais da Instituição. Está de volta o Corredor Cultural Benfica, uma das iniciativas recentes de ocupação da cidade mais abraçadas pela comunidadeda UFC e pela população de Fortaleza. A programação inclui dança, shows musicais, teatro, circo, atrações infantissessões de cinemaoficinasfeirinhas, prestação de serviços e visitas guiadas.

Como no ano passado, a Avenida da Universidade será fechada para o trânsito de veículos entre a Rua Padre Francisco Pinto e a Av. 13 de Maio, com agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) monitorando e orientando o fluxo no bairro. A programação começará às 7h, com a Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que estará passando pelo local.

Quem estiver disposto a se mexer já poderá, logo às 8h, participar do aulão de zumba ministrado pelo professor Marco Aurélio, instrutor certificado da modalidade de dança latina. Não há restrição de idade para participar, sendo a atividade aberta a todas as faixas etárias com boa condição física.

Às 8h45min, o palco montado na Av. da Universidade será ocupado pela música instrumental e receberá a Camerata de Violões do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), sob regência do Prof. Eddy Lincoln, do Curso de Música da instituição.

Às 9h30min, será a vez do Coral do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC antecipar ao público presente ao Corredor Cultural Benfica um pouco do repertório que está sendo preparado para o espetáculo , com estreia prevista ainda para este ano. As canções escolhidas têm como mote a expressão popular por meio da religiosidade de diferentes matrizes. A setlist inclui faixas consagradas como “Se eu quiser falar com Deus”, de Gilberto Gil, e “Milagres do povo”, de Caetano Veloso, assim como cantos da oralidade tradicional de diversas crenças.

Imagem: A banda Renegados está na estrada desde 1993, bebendo na fonte do blues, da world music e do rock clássico de 1950 a 1970 (Foto: Régis Capibaribe/Divulgação)A atração seguinte será dedicada às cordas e aos mais brasileiros dos ritmos: o choro e o samba. O projeto Nosso Samba apresenta performance instrumental de compositores clássicos dos dois estilos musicais, como Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu e Cartola.

Fechando a programação da manhã no palco da Av. da Universidade, às 12h30min, ocorre a apresentação do Maracatu Rei Zumbi, agremiação sediada na Rua José Sombra, no limite entre os bairros Benfica e Otávio Bonfim. O grupo já é conhecido de quem acompanha os desfiles do Carnaval de Fortaleza na Av. Domingos Olímpio e animará o público com a percussão e a africanidade típicas dessa manifestação cultural.

PROGRAMAÇÃO NOTURNA – É bom beber água e descansar, já que, após um domingo cheio de atividades, a música inunda a Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica) a partir do final da tarde. Às 17h50min, abrem as atrações noturnas Coral da UFC e Orquestra Sonial, projetos dedicados à prática artístico-musical e vinculados ao Curso de Música da Universidade Federal do Ceará.

A seguir, é hora de matar a saudade dos bailes “das antigas“, com o grupo New Funk. De formação masculina, o grupo reúne moradores do bairro Demócrito Rocha, com faixa etária entre 25 e 50 anos, que ensaiam passos do funk melódico que marcou os anos de 1980 e 1990.

O rock pede passagem a partir das 18h40min, com show da banda Renegados. Na estrada desde 1993, o grupo bebe na fonte do blues, da world music e do rock clássico de 1950 a 1970, fazendo uma viagem musical pela contribuição de artistas e bandas como Carlos Santana, Cream, Jimi Hendrix, Led Zeppelin e The Doors. Tudo isso com um toque de nordestinidade conferido por ícones brasileiros como Raul Seixas e Luiz Gonzaga. No Corredor Cultural, a banda apresenta repertório que mescla faixas do disco autoral Para se sentir vivo, com letras de conteúdo social, poético e político, e obras dos músicos consagrados que os inspiraram.

Sempre presente na cena roqueira local, a Renegados apresentou-se em eventos como Canoa Blues, Ceará Music, Feira da Música, Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, Festival Vida & Arte e Festival UFC de Cultura.

A atração que fecha a primeira edição vai prestigiar a fiel comunidade beatlemaníaca de Fortaleza. Às 20h, a Concha Acústica recebe show da banda Rubber Soul Beatles (SP). Formada pelos músicos João Rodrigo (John Lennon), Maurício Gomes (Paul McCartney), Tico Giacomini (Ringo Starr) e Gustavo Gazana (George Harrison), com 12 anos de história, o grupo – cover oficial reconhecido internacionalmente – proporciona aos fãs do legado dos Beatles uma verdadeira viagem no tempo e recria em som, imagem, figurino e instrumentos diversas fases da carreira da banda homenageada.

Imagem: A banda Rubber Soul Beatles toca pela primeira vez em Fortaleza (Foto: Diego Ocanha/Divulgação)Pela primeira vez na capital cearense, os músicos já foram destaque em festivais nacionais e internacionais dedicados ao quarteto inglês, como a BH Beatleweek, realizada em Belo Horizonte (MG), e o Abbey Road at the River, realizado em Jeffersonville, Indiana (Estados Unidos). “Já estamos confirmados na próxima edição do Beatleweek Festival, que ocorrerá em Liverpool, cidade natal dos Fab Four”, adianta Gustavo Gazana, guitarrista do grupo cover, acrescentando que o público pode esperar sucessos como “She loves you”, “Help”, “Twist and shout”, “Hey Jude” e “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

A programação completa pode ser acessada no site do evento e na fanpage do Corredor Cultural no Facebook.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), com agradecimento à Enel, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) e da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) e organização da Maestria Comunicação e Eventos.

Serviço:
Corredor Cultural Benfica 2018 – 1ª edição
16 de setembro, das 7h às 22h
Local: Entorno da Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853, Benfica)
Grátis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Corredor Cultural Benfica – fones: 85 3366 7319 e 99905 0020

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles