Em audiência pública conjunta nas Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS), psicólogos, médicos e educadores apontaram a importância dos investimentos e de cuidados na primeira infância para o desenvolvimento emocional, intelectual, físico e mental dos futuros adultos. Os convidados também mostraram diferentes estudos, técnicas terapêuticas e experiências sobre o tema.

A presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (sem partido-SP), que é psicóloga, lembrou que as experiências e hábitos das gestantes durante a gravidez e as situações vividas pela criança até os seis anos de idade são decisivos.

— Exatamente na primeira infância onde são desenvolvidas as emoções, os aspectos todos cognitivos e os instrumentos com os quais a criança vai contar para o resto da vida — afirmou.

Acolhimento

A psicóloga Jaqueline Wendland apontou o preconceito e a situação precária e vulnerável das mães e gestantes migrantes no Brasil e no mundo, sujeitas a uma série de ameaças e agressões. Jaqueline apresentou a iniciativa bem-sucedida da Assistência Pública dos Hospitais de Paris, que recebem imigrantes de várias nacionalidades, e defendeu o atendimento, o acolhimento e a integração destas famílias estrangeiras.

— Tem que dar as mãos para estas pessoas que estão no chão. A gente tem que levantá-las para acompanhar este percurso. O cuidador da primeira infância vai ser como uma terra firme para pessoas que estão à deriva, para as pessoas que estão em situação de errância, um porto seguro. E é claro um acolhimento que tem que ser incondicional, integral de cuidados, para não perpetuar esta cadeia de traumas, violência, carência — relatou.

Abusos

O pediatra e psiquiatra infantil americano Joshua Sparrow destacou que os filhos de lares desestruturados, de pais presidiários e que abusam de drogas, e as crianças vítimas de maus-tratos e negligência sofrem e reproduzem um ciclo de pobreza e violência. Sparrow defendeu investimentos para reverter este cenário.

— Esse é um sistema que está repleto de traumas e grande pobreza. Então as mães estão transmitindo as suas experiências que não tiveram ajuda para superar para a próxima geração.

A audiência pública faz parte das atividades da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, no Senado Federal.

FONTE: Senado Notícias

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles