Imagem: Programa de Bolsas de  Iniciação Científica colabora para despertar a vocação científica entre estudantes de graduação (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), lançou o Edital nº 7/2019, referente ao processo unificado de seleção para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), firmado mediante convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

As bolsas são destinadas a estudantes de graduação e as inscrições devem ser feitas pelos orientadores, que podem ser servidores docentes e técnico-administrativos com doutorado atuando em regime de 40 horas semanais de trabalho. O prazo de inscrições on-line vai até as 18h do dia 31 de março.

O orientador deve preencher os dados pessoais e a tabela de qualificação e enviar o projeto de pesquisa via Plataforma Ícaro Moreira, do PIBIC. Todas as instruções para preenchimento encontram-se disponíveis no site do programa na UFC.

Conforme o item 1.2 do edital, as bolsas remuneradas são no valor de R$ 400,00. As cotas confirmadas para 2019-2020 são 200 para a UFC e 601 para o CNPq. O número das bolsas da FUNCAP ainda será divulgado. Além dessas bolsas remuneradas, na cota da UFC há a modalidade de Iniciação Científica (IC)-Voluntária, que não é remunerada. Nesse edital são ofertadas 200 nessa modalidade.

O edital esclarece que a “seleção ficará a cargo do Comitê Interno (ou Comitê Institucional) do PIBIC, nomeado mediante portaria do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e constituído por representantes das áreas de conhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na comunidade acadêmica da UFC, sob a presidência da coordenadora de Pesquisa da PRPPG”.

Além disso, todo o processo de seleção terá supervisão de comitê externo, indicado pela PRPPG, conforme estabelecido pelo CNPq, e constituído por representantes das grandes áreas de conhecimento da CAPES.

Outras informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas no Edital nº 7/2019 e no site do PIBIC na UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – fone: 85 3366 9943

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles