Foi assinado na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, o convênio de cooperação celebrado entre a UFC e o Instituto Myra Eliane ‒ entidade sem fins lucrativos voltada para a área da educação. O objetivo do acordo, válido inicialmente por cinco anos, é o desenvolvimento e a execução conjuntos de programas e projetos, bem como o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

As ações ocorrerão a partir do segundo semestre de 2019, principalmente no complexo do Instituto Myra Eliane (localizado em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza), composto por quatro equipamentos voltados à comunidade do município: centro de educação infantil, centro de formação profissional, centro de etnias e área esportiva.

Confira imagens da assinatura do convênio no Flickr da UFC

Para o reitor Henry Campos, o convênio representa uma oportunidade para a Universidade em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ele citou, como exemplo, a possibilidade de estudantes da Faculdade de Educação cumprirem etapa de residência pedagógica na escola do instituto, bem como a interlocução entre o centro de etnias do instituto e os projetos da UFC na área, como os que abordam as culturas africana e indígena.

“O complexo reúne condições para receber nossos alunos de várias áreas. Para a Universidade, é um privilégio contar com um equipamento desse alcance e dessa dimensão como parceiro e como local de complemento de formação”, disse o reitor. Ele acrescentou que está programada para junho uma visita de integrantes da UFC ao complexo do instituto.

“Estou muito honrado por essa parceria com a UFC, uma instituição que tem uma credibilidade fantástica“, disse o presidente do Instituto Myra Eliane, Igor Queiroz. Ele frisou que todas as áreas do complexo do instituto estarão “de braços abertos” para a atuação da UFC.

Além disso, há o compromisso de dar sequência a iniciativas como o concurso de monografias e a reedição de obras de grandes escritores cearenses. Também participaram da reunião para assinatura do convênio a diretora do Instituto, Valéria Serpa; o Prof. Luís-Sérgio Santos, do Curso de Jornalismo da UFC; e o chefe do Gabinete do Reitor da UFC, José Maria de Sales Andrade Neto.

Durante a execução das atividades previstas no acordo, o Instituto Myra Eliane encaminhará um relatório anual à Pró-Reitoria de Extensão da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles