Educação

Projeto Contexto leva 30 estudantes de Quixeramobim para experiência no Campus de Tecnologia da UFC, em Quixadá

Em diálogo com Campus temático de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Quixadá, o Projeto Contexto participará hoje, dia 11 de maio, do Projeto Invente, uma iniciativa de extensão que visa transmitir conhecimentos de programação de aplicativos móveis para alunos (as) de Ensino Médio de escolas públicas.

Um total de dez universitários ensinam todo o processo de desenvolvimento desde a concepção do aplicativo, passando pelas fases de prototipação, programação, testes e implantação. Dessa forma, o projeto Contexto, uma iniciativa da Plataforma Educação Marco Zero [1] tem o intuito de estreitar os laços entre os jovens das escolas e o ambiente acadêmico, incentivando principalmente a aproximação e a entrada das meninas no campo tecnológico, haja vista essa área ser ocupada majoritariamente por homens. No Brasil, as mulheres representam apenas 20% dos mais de 580 mil profissionais que atuam no mercado de Tecnologia da Informação, segundo o IBGE de 2016.

Os objetivos do “Invente” consistem em estimular a produção de tecnologia, tornando o uso dos apps uma atividade diária;desenvolver soluções para problemas reais, seja na escola ou comunidade em geral; e incentivar as crianças e mulheres a participarem de competições de aplicativos como Technovation Challenge e Maratona de Aplicativos.

[1] Realização: We World, Cáritas Diocesana de Crateús, ESPLAR, Instituto Maria da Penha, Pastoral do Menor, ACACE, EFA Dom Fragoso. Co-financiado por: União Europeia

SERVIÇO:

Projeto Contexto visita Projeto de Extensão Invente

Dia: 11 de maio

Local: UFC – Campus Quixadá

A partir das 9h

FONTE: Aby Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *