Contemplado no VII Edital das Artes da Secretária de Cultura de Fortaleza (Secultfor), o infanto-juvenil “Histórias de Heróis Negros” inicia, a partir do dia 02 de agosto, uma breve temporada gratuita de apresentações em cinco escolas do Grande Bom Jardim (Jardim, Canindezinho, Granja Portugal, Siqueira) e em um projeto de saúde mental comunitária da região.

O espetáculo é encenado pelo ator Edivaldo Batista e o bailarino e percussionista John Morais que contam e encenam um dos Mitos do Livro “O Herói com Rosto Africano – Mitos da África, de Clyde. W. Ford. A obra traz a trajetória do herói mitológico do povo de Ambundos, Sudika- Mbembe, e suas aventuras na busca de resgatar seu povo.

Além das oito apresentações, a circulação ainda inclui a realização de oito oficinas de Técnicas de Narração (contação de histórias) voltada para professores, gestores e comunidade. Cada escola receberá duas apresentações, uma em cada turno (manhã e tarde), e no dia seguinte mais duas oficinas formativas também da mesma forma. A expectativa é envolver cerca de mil estudantes e oitenta docentes com esse processo.

Para compor o trabalho, Edivaldo Batista e Jhon Morais se debruçaram sobre as narrativas mitológicas africanas encontradas no Livro “”O Herói com Rosto Africano – Mitos da África, de Clyde. W. Ford., trabalhando com as histórias que apresentam o nascimento do “Herói Cultural” Sudika-Mbembe e outras lendas para compor o enredo dramatúrgico da peça . Os artistas utilizaram como pesquisa estética alguns elementos da Cultura Popular Tradicional do Ceará: máscaras, figurinos, adereços, referências figurativas, músicas, etc… para criação do espetáculo Infanto-Juvenil que mostra dois artistas que se apresentam em feiras populares e contam e encenam   de uma forma  divertida a história do Herói  Sudika-Mbembe que nasce com poderes Míticos.

Sinopse

Dois artistas de feira, Gaguim e Pedim, narram as aventuras do herói negro do povo de Ambundos chamado Sudika- Mbembe, que nasce com poderes míticos. Os artistas narram, encenam e cantam a lenda do nascimento desse herói, retirada do livro “O Herói com Rosto Africano – Mitos da África”, de Clyde. W. Ford.

AGENDA NAS ESCOLAS:

-EscolaMunicipal de Ensino Infantil e Fundamental Florival Alves – Itatiaia, n° 1000. Bairro: Canindezinho

Apresentações: 02 de Agosto/ 8h30 e 14h

-Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Educador Paulo Freire – Bairro: Granja Portugal

Apresentações: 05 de Agosto/ 10h e 14h

– Escola Jose Assis de Oliveira (R. Paulo Afonso, 4259 – Parque Jari) – Bairro: Siqueira/Maracanaú (divisa)

Apresentações: 06 de Agosto/ 9h30 e 14h

-Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dr. Sérvulo Mendes Barroso – Bairro: Bom Jardim

Apresentação: 07 de Agosto/ 9h

– Projeto Movimento de Saúde Mental Comunitária – Projeto Sim à Vida – Bairro: Marrocos

Apresentação: 8 de Agosto/9h

– Escola de Ensino Municipal de ensino Infantil e Fundamental Joaquim Alves – Bairro: Siqueira

Apresentações – 09 de Agosto/ 10h e 14h

 FONTE: Assessoria de Imprensa: Abí Rodrigues – 9 99808943 (whatsapp)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles