Educação

O Gymnarteiros na Áustria

Imagem: O Gymnarteiros é o grupo de ginástica geral do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) (Foto: divulgação)

O Gymnarteiros, grupo de ginástica geral do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará, representou o Brasil em Dornbirn, na Áustria, durante a XVI Gymnaestrada Mundial, um dos mais importantes eventos do calendário da Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Na ocasião, o grupo participou de momento científico, compartilhando pesquisas sobre o estado do desenvolvimento da ginástica do Ceará; ministrou o workshop “Ritmos brasileiros”, sobre danças populares e cultura folclórica; e apresentou durante três dias a composição coreográfica “Trabalho de formiguinhas”, que visa mostrar o trabalho coletivo e constante desenvolvido pelo grupo na Universidade.

Atualmente o projeto é coordenado pelas professoras Marcela Ferracioli e Kássia Mitally. Para participar dos encontros práticos do grupo, não é necessário ter experiência prévia, mas é preciso ter mais de 18 anos. As atividades ocorrem às segundas-feiras, das 14h às 16h, e às quartas-feiras, das 18h às 20h, no ginásio poliesportivo do IEFES, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Mais informações na página do Gymnarteiros no Facebook.

SOBRE O EVENTO – O Gymnaestrada Mundial realiza-se a cada quatro anos e é considerado o maior evento do mundo na área de ginástica geral. Não se trata de uma competição, mas de uma grande mostra de apresentações. Dentre os tópicos de sua filosofia está a união entre os povos, além dos benefícios físicos e mentais proporcionados pela prática da ginástica geral, também denominada ginástica para todos.

Fonte: Instituto de Educação Física e Esportes da UFC – fone: (85) 3366 9533

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *