Imagem: foto de peça de acrílico onde se lê "no ar"

Rádio Universitária FM 107,9, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Universidade Federal do Ceará, lançou o radiodocumentário “Depois do fim: quem está matando o mundo?”, que estreou no dia 19 (primeira parte) e segue hoje, dia 20 (segunda parte), às 12h30min, com reprise às 18h. O objetivo é levar aos ouvintes dados e análises de cientistas e de defensores da causa ambiental sobre o tamanho do impacto causado pelas mudanças climáticas.

A primeira parte do documentário mostra a responsabilidade do ser humano sobre o aumento da temperatura no planeta por meio de atividades que contribuem para a emissão dos chamados gases de efeito estufa. Além de professores e pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, participam do programa representantes de outras universidades brasileiras e de outros países, e ainda de organizações ligadas ao estudo do clima, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e o Observatório do Clima.

Na segunda parte, as vozes de jovens defensores do meio ambiente se unem às de associações e organizações não governamentais que atuam na área para pedir o engajamento de pessoas e governos na causa. Especialistas falam ainda, na parte 2, sobre as perspectivas e as alternativas para garantir o futuro das próximas gerações.

Igor Vieira, diretor e produtor do especial, explica que a ideia inicial era uma série de reportagens para o site da rádio. “No decorrer do processo, acabou se tornando algo maior. A gente achou que as reportagens não dariam conta da quantidade de temas que o assunto envolve e, no final, cresceram ainda mais e se transformaram num radiodocumentário em duas partes”.

O Prof. Nonato Lima, diretor da Rádio Universitária, destaca o papel educativo do documentário radiofônico. “Uma rádio como a nossa, além de ser uma emissora com papel de entretenimento, de difusão cultural e artística, tem também uma dimensão pedagógica. Um documentário desse nível contribui com certeza para a formação da cidadania e deverá servir de subsídio, por exemplo, para as escolas, porque os professores de um modo geral, sobretudo das escolas de ensino fundamental e médio, procuram experiências midiáticas que somem, que ajudem na abordagem de determinados conteúdos”, aponta.

A equipe de produção dedica a obra a todas e todos que devotaram e ainda devotam suas vidas à causa ambiental.

FICHA TÉCNICA
Produção e Reportagem: Calianne Celedônio e Caroline Rocha, com colaboração de Carolina Areal, Fabrício Girão e Pedro Silva
Roteiro: Síria Mapurunga, com colaboração de Carolina Areal, Igor Vieira e Raquel Dantas
Operação de áudio: João Pedro e José Raimundo Lustosa
Edição, Sonoplastia e Apresentação: Caio Mota
Produção e Direção: Igor Vieira
Direção da Rádio Universitária FM: Prof. Nonato Lima

Fonte: Rádio Universitária FM – fone: (85) 3366 7471

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles