Imagem: foto de um homem de barba vestindo jaleco branco e manipulando itens em um laboratório

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará lançou o Edital nº 05/2020, referente à seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). O programa é uma das principais estratégias de estímulo à cultura inovadora na Instituição e, neste ano, ganhou expressivo incremento na quantidade de bolsas ofertadas pela UFC.

O PIBITI é resultado de um convênio entre a UFC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Cada entidade destina uma quantidade de bolsas ao programa, com o objetivo de estimular projetos inovadores em várias áreas do conhecimento.

A novidade do edital deste ano é que a cota de bolsas da UFC foi ampliada. Em 2020, a UFC destinará 40 bolsas ao PIBITI, número bastante superior ao total de 6 bolsas ofertadas em 2019. Como forma de estimular a inovação nos campi do Interior, a Universidade reservará 20% das bolsas para essas unidades.

A quantidade oferecida pelo CNPq e pela FUNCAP ainda será informada pelas duas instituições. De acordo com a PRPPG, a expectativa é que a cota seja igual ou superior à ofertada no ano passado, contemplando-se a maior parte da demanda qualificada.

INSCRIÇÕES – As bolsas PIBITI são destinadas a estudantes de graduação, mas, neste momento, as inscrições devem ser feitas pelos servidores docentes e técnico-administrativos orientadores de projetos de pesquisa. Os requisitos devem ser vistos no Edital nº 05/2020.

submissão dos projetos ocorre de 16 de março a 17 de abril, através do preenchimento dos dados constantes da Plataforma Ícaro Moreira para o PIBITI. As bolsas na modalidade PIBITI têm cota institucional com duração de 12 meses e valor de R$ 400,00.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: (85) 3366 9943

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles