Educação

UFC desenvolve painéis on-line para acompanhamento da COVID-19 no Ceará, no Brasil e no mundo

ft 200403 painelcerto

Uma ferramenta com informações sobre casos do novo coronavírus (COVID-19) no Ceará e no mundo já está disponível para acesso on-line.

O instrumento da Universidade Federal do Ceará, desenvolvido pelo Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA), reúne dados de casos confirmados e óbitos em decorrência do vírus. Alguns gráficos também ajudam a visualizar a evolução da pandemia no Ceará e no Brasil. 

De acordo com o Prof. Rafael Bráz, idealizador do projeto e que é também coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), a criação do painel surgiu a partir do interesse dele em acompanhar as curvas epidemiológicas para pesquisa científica. “Após a mineração dos dados e a verificação de comportamentos interessantes nas curvas, resolvi construir painéis para divulgação com a sociedade”, comenta.

A ferramenta é dividida em três painéis, com informações dos municípios do Ceará, dos estados brasileiros, e de países e territórios que possuem casos confirmados. Os dados são atualizados diariamente a partir de informações coletadas na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, no Ministério da Saúde e no site Worldometer, respectivamente.

Para o Reitor da UFC, Prof. Cândido de Albuquerque, “esses painéis representam uma significativa contribuição da Universidade no combate à pandemia e disponibilização de informações para a sociedade”.

No painel com informações dos municípios cearenses, por exemplo, é possível verificar o número de casos confirmados e de óbitos em cada cidade. Em relação aos óbitos em decorrência do novo coronavírus, o painel revela ainda a idade, o sexo e se a vítima possuía alguma doença crônica preexistente. Alguns gráficos também ajudam a visualizar a situação da doença no Estado.

Já no painel com informações dos estados brasileiros, o sistema mostra dados por estado e região do País. Por meio dos gráficos, é possível verificar a evolução da quantidade de casos confirmados e de mortes no Brasil. No último painel, dedicado aos casos de novo coronavírus no mundo, é possível acompanhar o número de casos confirmados e de óbitos por COVID-19 em cada país, além do total de casos recuperados e do número de doentes em estado grave.

Além de deixar os dados disponíveis para quem tiver interesse, a ferramenta também auxiliará em futuras pesquisas sobre o tema. “Docentes do DEMA e do Programa de Pós-Graduação em Modelagem e Métodos Estatísticos já estão trabalhando com esses e outros dados, buscando compreender os comportamentos das curvas através de modelos estatísticos“, aponta Bráz.

Segundo ele, com os dados disponíveis até o momento, já é possível desenvolver estudos com o objetivo de predizer as curvas epidemiológicas de casos ativos, de total de casos nos estados brasileiros e no mundo, além de realizar comparações entre países e estados.

Para conferir os paineis, acesse: https://bitly.com/painelcovid19.

Fonte: Prof. Rafael Bráz, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da PROGRAD – e-mail: rafael@prograd.ufc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =