Educação

Instituto UFC Virtual realiza cursos on-line sobre uso de tecnologias para professores e alunos

Imagem: foto de uma mão digitando em um laptop

O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, promove, de abril a junho, cursos para que estudantes e professores possam aprimorar suas experiências acadêmicas com o uso de tecnologias digitais. As inscrições já começam nesta semana.

Destinado aos discentes da UFC, o curso Estudando com as Tecnologias recebe inscrições on-line, até o dia 13 abril. São oferecidas 500 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. O curso, promovido pelo Setor de Processos Pedagógicos do Instituto UFC Virtual, tem o objetivo de oferecer conteúdos didáticos, metodológicos e tecnológicos que ajudem os estudantes a melhorar o desempenho nos estudos por meio de discussões, exercícios e trocas de experiências no ambiente digital.

A formação terá duração de três meses, totalizando 64 horas, com previsão de início no dia 14 de abril. A coordenação do curso está a cargo dos professores Robson Loureiro e Luciana de Lima, ambos do Instituto UFC Virtual. Dúvidas serão respondidas pelo e-mail tecnodocencia.lab@gmail.com.

DOCENTES – Os professores da UFC também terão a oportunidade de aprimorar o uso da tecnologia em suas disciplinas. Com a proposta de “oferecer caminhos metodológicos, didáticos e histórias de integração da docência com as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs)”, o curso Docência integrada às TDICs recebe inscrições via formulário eletrônico.

De acordo com o coordenador do curso, Prof. Robson Loureiro, a atividade tem como base o modelo multirreferencial de construção de conhecimentos, sendo alinhada não por disciplinas, mas por temáticas. Serão abordados assuntos como: caminhos da docência e a transmídia; diálogos e posturas docentes nos espaços das TDICs; construção de conteúdo para uso remoto; parcerias necessárias entre docentes e discentes; e ambientes virtuais de aprendizagem e ambientes livres.

O curso poderá ser realizado até o dia 30 de junho, com dedicação de tempo de estudo livre, sem necessidade de acesso diário ao conteúdo da formação.

Mais detalhes podem ser consultados através de contato direto com o coordenador do curso, pelo e-mail robson@virtual.ufc.br.

Fonte: Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: spp@virtual.ufc.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *