A Universidade Federal do Ceará mantém sua posição de destaque entre as instituições de ensino superior e acaba de ser avaliada entre as mil melhores universidades do mundo,  segundo a edição 2020-2021 do ranking do Center for World University Rankings (CWUR). No total, foram avaliadas cerca de 20 mil instituições, neste que é considerado o mais amplo levantamento global de dados acadêmicos. Com esse desempenho, a UFC fica entre as 4,7% melhores do mundo.

Segundo o novo ranking, a UFC ocupa a 932ª colocação, com nota geral de 70,7 pontos. Entre as universidades brasileiras, a Federal do Ceará está na 18ª posição, sendo a 2ª do Norte e Nordeste.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, os dados apresentados pelo CWUR são interessantes e mostram que a UFC segue como referência de qualidade entre as instituições de ensino superior do mundo. “Para garantir a evolução da Instituição, nós iremos agora focar em pesquisa, porque esse é o grande diferencial das universidades”, destaca Albuquerque.

Outra meta apontada pelo reitor é o investimento em empreendedorismo e na aproximação da Universidade com o setor produtivo, que é, inclusive, um dos indicadores avaliados pelo ranking CWUR para medir a qualidade das instituições. “Para isso, temos vários projetos em andamento, como o Condomínio do Empreendedorismo, a Agência de Inovação e o Parque Tecnológico, medidas que irão impulsionar a inserção do aluno no mercado de trabalho”, analisa.

O ranking geral do CWUR é liderado por três universidades norte-americanas: Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Stanford University, respectivamente. O Brasil é representado por 56 instituições de ensino superior no levantamento. Entre estas, a melhor posicionada é a Universidade de São Paulo (USP), na 103ª colocação, seguida da Universidade de Campinas (UNICAMP), na 351ª, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no 356º lugar. No cenário regional, a UFC está atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ficou em 865º na lista mundial.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ‒ O CWUR é um dos importantes rankings universitários internacionais, contemplando dados referentes à graduação e à pós-graduação. Sete indicadores são avaliados, divididos em quatro critérios:

1) qualidade de ensino (25% da nota), calculada pelo número de ex-alunos que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

2) empregabilidade dos ex-alunos (25%), medida pelo número de ex-alunos que chegaram ao posto de CEO (diretor executivo) de grandes empresas do mundo, proporcionalmente ao tamanho do corpo discente;

3) qualidade do corpo docente (10%), mensurada pela quantidade de professores que ganharam prêmios internacionais, proporcionalmente ao tamanho do corpo docente;

4) performance das pesquisas:

‒ número de pesquisas divulgadas (10%), referente ao total de pesquisas divulgadas pela universidade;

‒ qualidade das publicações (10%), medida pelo número de pesquisas publicadas nos periódicos científicos de primeira linha;

‒ influência (10%), calculada pelo número de publicações que aparecem em periódicos científicos com grande influência e reconhecimento internacional;

‒ citações (10% da nota), medida pelo número de vezes que as pesquisas da universidade são referenciadas nos artigos classificados como altamente citados.

Para a UFC, o ranking divulgou dois desses critérios. Na performance de pesquisa, a Federal do Ceará ocupa a 885ª posição mundial. Já em empregabilidade dos ex-alunos, a UFC se posiciona em 1.362º lugar entre as 20 mil universidades avaliadas.

Na edição 2019-2020 do ranking CWUR, a UFC já aparecia entre as mil melhores do mundo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – e-mail: ufcinforma@ufc.br

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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