Educação

IFCE aprova doutorado em rede

A Capes aprovou o curso de doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN). A pós-graduação acadêmica é focada no Ensino de Ciências e Matemática, tendo sido uma conquista conjunta das instituições nordestinas que integram a Rede. O IFCE participa como instituição associada no polo a ser ofertado pela UFC.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do IFCE, Wally Menezes, explica que, por sua natureza multi e transdisciplinar, o doutorado é muito significativo em relação às necessidades do Estado e de todo o Nordeste. O gestor acrescenta que o foco no ensino “se adequa perfeitamente aos 11 mestrados que já são ofertados pela Rede”.

A aprovação se deve, na opinião do pró-reitor, a fatores positivos como a expertise dos professores das instituições envolvidas, assim como a demanda comum da região. “Por meio do doutorado, fazemos essa ampla associação, trabalhando, ao mesmo tempo, as especificidades e o que é comum à rede. Ao invés de propostas individuais das instituições para a pós, construímos uma conjunta, o que permite, por exemplo, que um doutorando do Ceará tenha aula com um professor de Sergipe. A solução educacional para a região pode ser levada ao resto do País. Essa forma conjunta de trabalhar é extremamente valorosa e disruptiva”, analisa.

O coordenador do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM), o professor Francisco Regis Vieira Alves, destaca o quanto foi importante a conquista daquela pós-graduação ainda em 2015. “Fazendo um resgate histórico sobre a construção do doutorado agora aprovado, não podemos deixar de mencionar o apoio irrestrito ao mestrado. Somos o único Instituto Federal do Brasil a oferecê-lo no formato acadêmico”. O docente continua ressaltando o zelo desdobrado da instituição para manter cursos de pós-graduação de qualidade para a formação continuada de professores da rede de ensino da área.

Assim como Wally Menezes, o coordenador afirma, ainda, que a aprovação do primeiro Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática é fruto de trabalho de muitas outras pessoas desde 2013.

A Rede Nordeste de Ensino é integrada também pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE),  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)  e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

FONTE: Márlen Danúsia – campus de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *