O Oi Futuro abre inscrições para dois cursos gratuitos voltados para professores de ensino médio da rede pública de todo o Brasil: Introdução à Robótica Educacional e Cultura Digital para Educação Criativa. Desenvolvidos pelo programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), os cursos serão oferecidos online por meio de plataforma digital.

As inscrições vão até dia 9 de agosto no site: www.oifuturo.org.br

Serão oferecidas 50 vagas para cada curso. As aulas vão acontecer em agosto e setembro. Ao fim de cada curso, haverá uma avaliação para entrega de certificados digitais aos participantes. O NAVE já formou mais de 1.000 educadores das redes públicas do Rio de Janeiro e de Pernambuco em Robótica Educacional e Cultural Digital, com cursos semipresenciais oferecidos regularmente nas duas escolas do programa, no Rio e em Recife. Agora, com a migração para o formato 100% online, o programa poderá ampliar esse atendimento para professores de todas as regiões do país.

Com 14 anos de atuação, o NAVE é um programa de inovação em educação criado pelo Oi Futuro, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do RJ e PE, na modalidade ensino médio integrado ao profissional, com foco nas economias criativa e digital. As escolas do programa funcionam como espaços de criação e experimentação de metodologias pedagógicas inovadoras, disseminadas para escolas de todo o país por meio da capacitação de educadores e de publicações digitais distribuídas gratuitamente.

“O NAVE é um laboratório de experimentação em educação, onde professores desenvolvem e sistematizam soluções que podem ser customizadas para outras escolas da rede pública. Neste cenário da pandemia, os cursos foram repensados para o ensino remoto, reforçando o nosso compromisso com o compartilhamento do conhecimento para apoiar educadores nos desafios da aprendizagem em mídias digitais” diz Carla Uller.

Sobre os cursos

Em Introdução à Robótica Educacional, o objetivo é apresentar métodos e ferramentas para a construção de artefatos e projetos voltados para situações de ensino-aprendizagem. As aulas serão síncronas, com atividades práticas tipo mão-na-massa e orientação em tempo real de educadores do NAVE. Com carga horária de 18 horas, o curso foi desenvolvido em parceria técnica com a CESAR School.

Objetivos de Aprendizagem

· Conhecer a plataforma Arduino, principais componentes e suas aplicações;

· Compreender a diferença entre a linguagem em texto e linguagem em bloco;

· Aplicar conhecimentos de programação em projetos de baixa complexidade em ambientes digitais (led e sensores de luminosidade);

· Conhecer os princípios de planejamento e organização de projetos.

Em Cultura Digital para Educação Criativa, o objetivo é capacitar professores para o uso pedagógico das mídias e ferramentas digitais, para que possam produzir aulas mais criativas, dinâmicas e interativas no ensino remoto e híbrido. Com carga horária de 10 horas, o curso também aborda conteúdos de Educação Midiática, estimulando uma compreensão mais crítica e consciente sobre as mídias digitais. Com encontros síncronos e atividades assíncronas, o curso foi desenvolvido em parceria com a Baluarte Cultura.

Objetivos de Aprendizagem:

· Aplicar práticas digitais de colaboração;

· Conhecer usos criativos de ferramentas digitais e suas oportunidades pedagógicas aplicáveis ao ensino remoto e à aprendizagem híbrida;

· Conhecer boas práticas e princípios de Facilitação em ambiente digital para aumentar o engajamento de alunos;

· Compreender a Educação Midiática como camada aplicável em qualquer disciplina.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Sobre a CESAR School

A CESAR School é, antes de tudo, uma escola de Inovação. Formamos profissionais inovadores, capazes de fomentar e executar projetos que trazem mudanças relevantes para a sociedade. A formação é focada nos interesses do mercado, tanto no que se refere ao ponto de vista técnico, quanto a habilidades como protagonismo, liderança, teamwork e autoempreendedorismo.

Sobre a Baluarte Cultura

A Baluarte Cultura é uma empresa especializada em consultoria, educação e gestão cultural com certificação do Sistema B. Já realizou mais de 90 projetos nas áreas de cultura e educação. É a atual parceira técnica do NAVE para a gestão dos espaços de midiaeducação, o Mídia_LAB Rio de Janeiro e Recife. Desde 2012 já realizou o Estúdio Escola de Animação, um projeto de qualificação da empregabilidade de jovens sediado no Rio de Janeiro e que já formou mais de 400 jovens. Há 11 anos realiza o programa de educação musical Brasil de Tuhu que além de ações em escolas da rede pública em todo Brasil, oferece uma capacitação para educadores em Vivências Musicais, tendo formado mais de 830 profissionais.

FONTE: Filomena Brandão

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles