Educação

Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Imagem: Prof. Heládio Feitosa é docente do Departamento de Cirurgia da UFC desde 1992

O Prof. Heládio Feitosa Filho, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal do Ceará, foi agraciado com o Prêmio Colégio Brasileiro de Cirurgiões 2020, uma das mais importantes honrarias da área médica do Brasil e a maior comenda concedida pelo colégio a um cirurgião brasileiro.

O prêmio é destinado a um membro titular ou emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) que, pelo acervo de atividades desempenhadas na vida profissional, tenha contribuído para o ensino, progresso e desenvolvimento da cirurgia no Brasil.

Nomes como o do cirurgião plástico Ivo Pitanguy (2006), do ex-ministro da Saúde Adib Jatene (2005), do cearense e professor emérito da UFC Haroldo Juaçaba (1989), dentre outros cirurgiões de prestígio nacional, figuram na lista dos já agraciados com a láurea.

O prêmio ao Prof. Heládio Feitosa foi anunciado em reunião conjunta do Conselho Superior e do Diretório Nacional do CBC. A solenidade de entrega da honraria será marcada após o período de isolamento social em decorrência da pandemia de covid-19.

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO – Para o docente da UFC, o prêmio “representa o reconhecimento do trabalho em prol do desenvolvimento da cirurgia, no que se refere tanto à formação dos cirurgiões quanto à defesa do exercício profissional em relação às condições de segurança para a prática cirúrgica e à sua remuneração adequada”.

O Prof. Heládio também destacou a relevância da comenda para a valorização da UFC. “A importância está em, sendo uma universidade fora do eixo Sudeste-Sul, principalmente pública (o que hoje para muitos significaria ineficiência), [a UFC] tem quadros de relevância no pensar e no construir das diretrizes de formação profissional, num exemplo inequívoco da associação da academia com as entidades de representação profissional.”

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, felicitou o homenageado: “Parabéns ao Prof. Heládio Feitosa por receber a maior comenda do CBC. O capítulo Ceará, neste momento, se encontra em festa pela merecida homenagem”.

SOBRE O HOMENAGEADO – Heládio Feitosa é docente do Departamento de Cirurgia da UFC desde 1992. Recentemente, foi eleito presidente da Federação Latino-Americana de Cirurgia (FELAC) para o biênio 2021-2023. Ele já ocupou outros cargos de destaque, tendo sido presidente do CBC (gestão 2014-2015), e chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza (2017-2019). É membro nato do Conselho Superior do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e fellow do American College of Surgeons.

Fonte: Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *