Estão abertas as inscrições para o 45º Concurso de Redação do Instituto AIPI, da International Paper do Brasil. Estudantes do ensino médio de escolas públicas, estaduais e municipais de todo o país podem se inscrever. O desafio, que antes era realizado em algumas cidades do Brasil, esse ano chega com uma novidade: passa a ter abrangência nacional.
Com o objetivo de incentivar jovens estudantes a transformar suas realidades por meio da criatividade, o concurso terá como tema: “Como cada pessoa pode ser um cidadão ativo para mudar a realidade à sua volta?”, relacionando a discussão aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia 29 de outubro, pelo site: www.concursoaipi.redacaonline.com.br
A iniciativa, segundo Tamara Natale, gerente Executiva do Instituto AIPI, é uma maneira de democratizar ações com foco em educação, atingindo áreas mais distantes e promovendo o protagonismo dos estudantes. “Hoje, estamos preparados para atender uma demanda nacional. A parceria com o Redação Online tornou possível que estejamos presentes em todas as regiões do país estimulando a educação com cidadania”.
Para que os alunos possam se preparar melhor para a redação, o concurso oferece videoaulas de escrita do ENEM. Cada inscrito receberá um login e uma senha de cadastro no site – os conteúdos estão disponíveis desde o dia 15 de setembro.
Assim como as aulas, os critérios de correção também serão de acordo com os estabelecidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio. “A intenção é que também seja uma oportunidade de os alunos testarem seus conhecimentos e estarem mais preparados para fazer o ENEM”, completa Tamara.
Ao final do processo, os três estudantes com melhor classificação serão convidados a participar de uma banca online, podendo apontar quais foram suas intenções e perspectivas diante do tema quando elaboraram a redação enviada.
Como forma de incentivo, os três autores irão receber vale-compras fornecidos pelo Instituto AIPI para compra de livros e materiais escolares. Para os 100 alunos melhores colocados, será oferecido um plano de aulas on-line com duração de 12 meses na plataforma.
Assim como os estudantes, as escolas e os professores também serão premiados. As três instituições com maior número de alunos cadastrados ganharão 10 caixas de Chamex A4, marca de papel para escrever e imprimir da International Paper, e livros educativos até o valor de R$ 5.000,00.
Já os 20 professores que possuírem a maior quantidade de alunos inscritos vão receber um treinamento para correção de redação no modelo de competência do ENEM e duas caixas de Chamex.
Os resultados serão divulgados no dia 15 de dezembro, no site www.concursoaipi.redacaonline.com.br
Sobre o Instituto AIPI – O Instituto AIPI é mantido pela International Paper do Brasil e tem como foco investir em projetos de transformação nas comunidades. Após reposicionamento de marca, passou a atuar em uma única causa, a educação para cidadania, por meio de dois pilares: “despertar a cidadania”, oferecendo formas, conteúdos e capacitação para as escolas e centros de formação para que trabalhem temas que despertem a proatividade e a responsabilidade da cidadania nas pessoas; e “gerar transformação”, identificando, selecionando e capacitando pessoas com potencial para impulsionar seus projetos de transformação social nas comunidades em que a empresa atua.
O nome AIPI também faz parte do reposicionamento e representa a forma abrasileirada e simplificada de dizer a sigla IP. A mudança foi feita para aproximar a empresa das pessoas e comunidades com as quais se relaciona, conectar seus atributos ao nome e reforçar sua essência.
O Instituto é responsável por projetos que impactam as comunidades e que estimulam cada vez mais a formação de cidadãos ativos, oferecendo a estrutura necessária para que uma boa intenção vire uma boa ação. Nesses 13 anos de existência, foram investidos mais de R$ 11 milhões em projetos diversos, com 277 mil pessoas impactadas em todo Brasil.
Confira mais informações sobre o Instituto AIPI no site www.institutoaipi.com.br
FONTE: G&A Comunicação