vida e arte

 

Com direito a fogueiras, quadrilhas, cidades temáticas, forró, comidas típicas e muito mais, Fortaleza recebe um grande circuito de festejos juninos neste último final de semana de junho. Seja nas praças, nos pontos turísticos ou nos equipamentos culturais, vai ter festança nos quatro cantos da cidade para a alegria dos que adoram esse período.

De Messejana à Praia de Iracema, da Parquelândia ao Centro, e assim por diante. A programação agrada a todos os gostos, solteiros, casados, todos reunidos festejando São João. O POVO listou algumas festas que vão acontecer na cidade. Para quem quer ver a competição das grandes quadrilhas juninas adultas e infantis, o 23º Festival de Quadrilha do Grande Bom Jardim é uma boa pedida. Já pra quem gosta das festas temáticas, com direito a vilas cenográficas e quermesses, o São João de Fortaleza, organizado pela Prefeitura, é certo.

No sábado, o público pode escolher entre o 22o Festival de Quadrilhas do Cumpade Rogério, na Parquelândia, o Arraiá da Cumade Iracema, no Jardim Iracema ou o da Praça Portugal com o evento Ai Dentu Lá na Praça. E no domingo, acontece o último dia do projeto Forró no Mercado-Edição Especial Festejos Juninos, no Mercado dos Pinhões, e o encerramento 23º Festival de Quadrilhas de Messejana. Ou seja, tem festa pra todo mundo.

O vice presidente da Federação de Quadrilhas e Festejos Juninos do Ceará (Fequajuce), Márcio Martins, explica que esse ano os festivais estão acontecendo em maior escala, se comparado a 2014. “Ano passado tivemos menos festas juninas e o público não comparecia muito por conta da Copa do Mundo. As pessoas ficavam divididas entre ir pros festivais ou pros eventos onde os jogos eram transmitidos. Esse ano, o Governo do Estado aumentou 6% de verba na pasta de cultura para auxiliar nos festejos. É muita festa espalhada na cidade”, afirma.

Segundo Márcio, essa última semana é o grande pico dos festejos, quando os organizadores dos eventos esperam um maior número de pessoas. Só na Capital vaão ter mais de 15 festivais promovidos pela Fequajuce, sem contar os organizados pela Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado. “São João é o momento mais alegre do ano, é a festa das cores, do paladar, é a festa da fartura, da colheita do milho. Isso está carregado na memória do povo, é uma cultura que passa de pai pra filho”, finaliza.
Amor de São João

O casal Riana Rocha, 29 e Eustáquio Neto, 30, se conheceu no São João de 2011 e desde então vai junto para os festivais de quadrilhas. “A gente se conheceu em um festival no Dragão do Mar e hoje é uma tradição para nós dois acompanhar os festivais de quadrilhas. Este fim de semana vamos fazer um tour pela cidade para assistir as apresentações, saborear as comidas típicas e contabilizar mais um festejo na nossa história”, conta Riana. Ela fala também que esse ano, as festas estão mais intensas. “O povo tá reafirmando que o São João é uma festa tradicional nordestina. Os festivais daqui se comparam com os nacionais, como de Caruaru(PE) e de Campina Grande(PB)”.

Com a cidade repleta de festivais e eventos de São João, agora é hora de colocar o chapéu de palha, a camisa xadrez, reunir a galera e escolher onde festejar!

 

NESTE FINAL DE SEMANA
SEXTA -FEIRA (26)
23º Festival de Quadrilha Junina do Grande Bom Jardim

Horário: 21h
Onde: Praça Santa Cecília – Bom Jardim
São João de Fortaleza

Horário: a partir das 18:30h
Onde: Aterro da Praia de Iracema
SÁBADO (27/06)
São João na Praça Portugal- Ai Dentu la na Praça

Horário: das 16 às 22h

Onde: Praça Portugal (Aldeota )

22o Festival de Quadrilha Junina do Cumpade Rogério (Etapa Ceará Junino)

Horário: a partir das 18h
Onde: Praça do Parque Araxá (Ao lado da Escola Ari de Sá)
Arraiá da Cumade Iracema

Horário: a partir das 19h
Onde: Rua Rio Solimões, 605 (Jardim Iracema )
DOMINGO (28/06)
23º Festival de Quadrilhas de Messejana (Praça da Messejana)

Horário: a partir das 20h
Onde: Praça da Messejana
Forró no Mercado-Edição Especial Festejos Juninos

Horário: a partir das 19h
Onde: Mercado dos Pinhões (Centro)

 

(Matéria publicada na edição 26/06 do Jornal O POVO )