calça-jeans1

Quem não tem um jeans entre as suas peças do closet? É levando em conta a importância dessa peça coringa, desse basiquinho, que o Entre Aspas, resolveu pesquisar sobre a origem do jeans. É o seguinte, a história do jeans começou  há bastante tempo atrás, em meados do século XIX nos Estados Unidos, quando o imigrante alemão Levi Strauss, atraído para a região da “corrida de ouro”, vendia uma lona marrom para os mineradores cobrirem as barracas. Observando a necessidade de roupas mais resistentes para o trabalho, Strauss decide transformar a lona em calça. O sucesso foi rápido, imediato. A partir de 1860, ele importou um tecido de brim (pois a lona era tão grossa que machucava) feito em Nîmes (França), que na América passou a ser conhecida como “denim”.

Elvis Presley, Marlon Brando e James Dean

Elvis Presley, Marlon Brando e James Dean

Posteriormente o tecido foi tingido de azul com corante índigo e a peça passou a ser conhecida como jeans (calças, saias, coletes, vestidos, macacões, shorts etc).  No pós-Segunda Guerra, o denim entrou no dia a dia, porém ainda associado à “roupa de trabalho”. Isso mudou quando astros como James Dean, Marlon Brando e Elvis Presley usaram jeans, influenciando os jovens. Por sua vez, as meninas que saíam de casa para os colleges americanos vestiam as calças com a barra dobradas- o look foi usado por Marylin Monroe em 1952 para a capa da revista Life.

Com a entrada do jean na moda a partir da década de 1970(tendo  Calvin Klein como o primeiro estilista que colocou a peça nas passarelas), o denim ganhou variações e se tornou indispensável para o dia a dia. O jeans chegou aos anos 200, também passando pela emblemática polêmica: O mundo vai acabar em 200?. Enfim, o jeans ultrapassou isso, ganhou novas combinações, em novos formatos, com variações de lavagens e sendo adotados por inúmeras coleções de prêt-à-porter. Acompanhou de perto as inovações tecnológicas, tanto que, em 2007, chegou ao mercado o inovador tecido Lycra.

capa-jeans-660x330

Eu particularmente acho uma peça jeans indispensável no closet das pessoas, basta escolher a modelagem, o tamanho, lavagem que mais se adeque ao momento/ambiente em que você vai usar, o jeans é uma peça-chave na moda e no estilo de qualquer pessoa. Atravessando  os séculos, resistindo aos modismos e disseminando estilos e comportamentos, o jeans se tornou fenômeno na moda ao vestir homens, mulheres e crianças.

Diversas Possibilidades 

O jeans foi capaz de transcender a moda. Hoje, ele aparece em acessórios, como pulseiras, brincos, carteiras, bolsas e até sapatos. O denim invadiu ainda o interior das casas, aparecendo em sofás e poltronas, e no material escolar acompanha as crianças em cadernos, estojos e fichários. Há ainda técnicas que usam o jeans como motivo de decoração em pinturas de parede, provando que não há limites para o seu uso.

 

Texto: Eduardo Sousa | Imagens: Internet

Tagged in:

, ,