portoiracemadasartes_fabulasdejaniero-01

 

Olá internautas, tudo bem? Primeiro post no primeiro dia útil do ano. Pra vocês que gostam de escrita, de ler, assim como eu, uma boa notícia, aliás, uma ótimaaaa notícia. É que a A escola Porto Iracema das Artes inicia o ano de 2016 com a Oficina “Fábulas de Janeiro”, ministrada pelo escritor Joca Terron, que terá como objeto de estudo a obra de Ítalo Calvino.
A escola vai trazer a Fortaleza o escritor Joca Terron dando inicio às oficinas preparatórias para o Programa de Formação de Novos Escritores, que será um dos destaques de 2016 dentro da grade curricular do Porto. A oficina “Fábulas de Janeiro” é introdutória e ajudará os estudantes a entender os pontos básicos que formam um escritor.

As aulas vão ser totalmente gratuitas e acontecem de 11 a 15 de janeiro de 2016, das 19 horas às 22 horas, no Porto Iracema. Quem estiver interessado pode fazer a inscrição até 7 de janeiro de 2016, pelo site www.portoiracemadasartes.org.br. A lista dos selecionados será divulgada no dia 8 de janeiro no site da escola. Podem se inscrever todos aqueles que tenham mais de 16 anos e gostem de ler e escrever.

Dentro do curso, Joca Terron utilizará a obra de Ítalo Calvino como objeto de estudo e de motivação para novas escrituras. Pouco antes de falecer em 1985, Calvino preparou cinco conferências que daria na Universidade de Harvard, reunidas postumamente no livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”. Os temas foram: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade e multiplicidade. Consistência, a última conferência, não chegou a ser escrita, assim como não houve tempo para o grande escritor italiano ir a Harvard. A oficina de criação irá discutir as qualidades abordadas por Calvino e propor leituras e exercícios literários a partir delas ao longo de cinco noites — um tema a cada aula.

Escritor recebeu Prêmio Machado de Assis
Joca Reiners Terron nasceu em 1968, em Cuiabá (MT). Fundou a editora Ciência do Acidente, na qual trabalhou como editor e pela qual publicou seu primeiro livro, a coletânea de poemas Eletroencefalodrama (1998). A casa editorial também lançou seu primeiro romance, Não há nada lá (2001, reeditado pela Companhia das Letras em 2011), e seu segundo livro de poemas, Animal Anônimo (2002), antes de fechar as portas em 2004.

Terron publicou os livros de relatos Hotel Hell (Livros do Mal, 2003), Curva de rio sujo (Planeta, 2003), e Sonho interrompido por guilhotina (Casa da Palavra, 2006), e três romances, além de Guia de ruas sem saída, graphic novel ilustrada por André Ducci (Edith, 2012). Em 2010, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional de melhor romance por Do fundo do poço se vê a lua (Companhia das Letras, 2010). Seu último romance é A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves (Companhia das Letras, 2013), também publicado no México e na Itália.

SERVIÇO:

Oficina “Fábulas de Janeiro”, com Joca Terron
Quando: de 11 a 15 de Janeiro de 2016
Horário: das 19 às 22 horas
Onde: no Porto Iracema das Artes
Quanto: Grátis
Inscrições: de 24/12/15 a 07/01/16 pelo site www.portoiracemadasartes.org.br
Resultado da Seleção: 08/01/16 no site do Porto

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações do Porto Iracema das Artes | Imagens: Divulgação