Fortaleza curtiu intensamente o mundo da moda, pois o Dragão Fashion Brasil (DFB), comandado pelo empresário Cláudio Silveira, fez movimentar, de 4 a 7 de maio o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto. Foram quatro dias com uma grande miscelânea de moda, cultura, gastronomia, reunindo trabalhos e projetos que encheram os olhos de quem passou por lá. Com o tema Sangue Latino o DFB, juntou marcas de moda cearenses, do Brasil e até da Colômbia e da França, protagonizando mais uma vez um uma narrativa da moda autoral.
Concurso dos Novos
Na edição do concurso dos novos talentos, quem levou a melhor, foram os alunos de moda da Universidade de Fortaleza (Unifor). Os estudantes do Centro Universitário de Santo Amaro ficaram em segundo lugar e a terceira colocação foi ocupada pelos alunos do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Último dia de DFB 2016
Quem abriu a noite dos desfiles, foi o talentosíssimo estilista cearense David Lee. O estilista fez um “come back” no DFB e apresentou coleção de “Condecorações a um esquecido”, em homenagem aos jangadeiros do Mucuripe, com referências de sua marca de forma bem clara em uma imagem sofisticada e criativa que expressam a consistência e amadurecimento do seu trabalho. “Nessa coleção podemos encontrar fragilidade, sensibilidade, coisas não comuns no universo masculino, essa é a essência do meu trabalho. Encontrei na figura do jangadeiro, do pescador para tentar desconstruir essa imagem do masculino, através de condecorações. Trabalhei a coleção toda em homenagem a profissão. Mixei alfaiataria, crochê, estampas militares etc”, explicou o estilista. Ao som de uma marcha instrumental lenta, peças bem originais em crochê, jacquard (de peixe), sarja e tricoline. Veja após as fotos o vídeo produzido pelo blog da passagem final da coleção de David Lee.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FoD8-BtbCv8[/youtube]
Doisélles
Criada pela empresária e estilista mineira Raquel Guimarães, a grife é referência em produção de moda com croché e tricô no Brasil. Na composição, peças feitas em laçadas milenares mas com agulhas grossas e modelagens amplas ganhou a passarela do DFHouse 2016.
Weider Silveiro
A coleção de verão 2016/2017 apresenta pelo estilista no DFB trouxe uma inspiração em técnicas artesanais da cultura indígena brasileira.
João Paulo Guedes
Em seguida foi a vez do estilista cearense radicado no Canadá e que ganhou uma projeção internacional, João Paulo Guedes, que também arrancou aplausos pela coleção. João buscou inspiração em fotos microscópicas de vírus e bactérias. “A ideia é ver que há uma beleza secreta atrás das lentes”, declarou. Para o desfile ele trouxe looks com materias com neoprene, tecido stretch, além de telas, com modelagens slim e slim fit.
Bikiny Society
A última marca a desfilar na passarela do DFB, foi a Bikiny Society. Brasileiros de talento internacional, os artistas do grupo promoveram uma roupagem de moda praia exclusiva seguindo o conceito “Beach Wear de Luxo”.
Texto e vídeo: Eduardo Sousa |Imagens: DFBHouse