Semana de Museus_Fetrans

Vai acontecer em todo o Brasil, a 14ª Semana Nacional de Museus, até o dia 22 de maio, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em Fortaleza, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão – FETRANS, através do seu Centro Cultural do Transporte, realizará uma ação educativa em parceria com o Museu da Indústria, nos dias 17 e 19 de maio.

A iniciativa contemplará alunos do 1° ano da Escola de Educação Básica e Profissional – EBEP, que sairão em um ônibus, cedido pela FETRANS, do SESI (Parangaba) até o Museu da Indústria. Durante o trajeto, os estudantes receberão uma breve apresentação sobre o Centro Cultural e a história dos transportes. Chegando ao museu, os alunos participarão de uma visita guiada pelo local e serão conduzidos até a “Exposição Trilhos”, que proporciona uma viagem ao passado de Fortaleza, por meio de 32 fotografias, com imagens de ruas onde foram construídos trilhos de bondes entre 1880 e 1912 e que compunham a paisagem urbana daquele período, junto com o casario e os prédios comerciais.

A EBEP é fruto de uma parceria entre o SESI/CE (Serviço Social da Indústria do Ceará) e o SENAI/CE (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará), que permite aos estudantes da educação média complementar os estudos com um curso técnico. Assim, ao cursarem a educação regular com um curso profissionalizante, jovens e adultos se qualificam para ingressar no mercado de trabalho.

O objetivo dessas visitas ao Museu da Indústria é estimular os jovens a valorizarem o passado e o legado cultural da cidade que estão registrados em locais como os museus. Os interessados em visitar o Museu da Indústria e conferir a Exposição Trilhos têm até o final de julho. O local funciona de terça a sexta-feira, de 9 horas às 18 horas; aos sábados, de 9 horas às 17 horas; e aos domingos, de 9 horas às 13 horas. A entrada é franca.

 

Mais informações para a Imprensa:
AD2M Engenharia de Comunicação
www.ad2m.com.br | (85) 3258.1001
Nayana Agrela – nayana@ad2m.com.br I (85) 9.8893.8968

 

Texto: Eduardo Sousa|Imagem: AD2M

Tagged in:

, ,