_MG_1340 ed

Maciej Babinski irá lançar catálogo de sua exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”, durante Masterclass na escola Porto Iracema das Artes
A escola Porto Iracema das Artes promove através dos Cursos Básicos em Artes Visuais, a Master Class “O Imaginário Fabuloso de Babinski”, com a professora titular de História das Artes da USP, Ana Maria Belluzzo. O evento vai acontecer no dia 28 de julho, às 19h, no auditório da escola, com entrada gratuita. A pesquisadora vai abordar os aspectos da produção e obra de Maciej Babinski, que estará presente no evento para o lançamento de um catálogo sobre a sua exposição “O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará”, que está em cartaz até o dia 31 de julho no Memorial da Cultura Cearense (MCC), no Instituto Dragão do Mar.
O catálogo que será lançado vai trazer a reprodução de todas as obras que estão expostas no Dragão do Mar, assim como um texto curatorial de Dodora Guimarães, uma entrevista com Babinski feita pelo jornalista Lira Neto, um texto de autoria de Maciej Babinski, além de cronologia e um breve currículo do artista plástico.
As obras de Maciej Babinski que estão expostas no Dragão do Mar criam a oportunidade de um contato direto com a experiência estética que o artista atualiza em Várzea Alegre, no sertão cearense. Obras recentes recortadas pela leitura de Dodora Guimarães Esmeraldo colocam o historiador da arte diante da manifestação contemporânea de um notável criador de extenso percurso. O universo fabuloso vivido no Sítio Exu é por demais instigante. Convida o observador a penetrar pelas veredas de um pensamento plástico peculiar, em contínuo aprimoramento. Desafia o reconhecimento das camadas de experiência acumuladas, ao longo de existência artística plural, com profundas raízes europeias e fundamentos de matriz moderna.
A substância da arte de Babinski é sempre a própria vida, … que busca decifrar e reconstruir pela imaginação ativa. E eis nosso artista contemporâneo tocando a ancestralidade da vida no sertão. Sem uma visão sucessiva dos fatos, o historiador da arte tenta se mover pelo tempo das formas artísticas. Em 1943, Henri Focillon advertia: “a historia da arte nos mostra justapostas num mesmo momento, sobrevivências e antecipações, formas lentas, retardatárias, contemporâneas de formas ousadas e rápidas”.

_MG_1177 ed

O artista Maciej Babinski
Gravador, desenhista, pintor e professor de arte. Chegou em 1953 ao Brasil, país no qual se naturalizou em 1960. Nos anos 40 realizou estudos na Inglaterra e no Canadá, estudando pintura com John Lyman, gravura com Eldon Grier e desenho com Gooddrich Roberts na Montreal School of Arts and Design. No Brasil teve a orientação de Goeldi. Participou do Salão Nacional de Arte Moderna (prêmio de aquisição e de isenção de júri em 1957), da Bienal de São Paulo (1967 e 1985), da Bienal de Gravura de Cracóvia (Polônia, 1968), e de vários outros certames de arte nacionais e internacionais. Realizou individuais no Brasil e no exterior. Entre as suas exposições mais recentes contam-se a de 1994, na Galeria Luisa Strina, em São Paulo, a de 1998, no Espaço Kim Esteves, São Paulo, e a de 2000, na Galeria de Arte São Paulo. Em 1976 conquistou o prêmio Governador do Estado de São Paulo no Salão de Arte Contemporânea. Em setembro de 2000, por ocasião da mostra na Galeria de Arte São Paulo, Sheila Leirner escreveu: “Depois de uma experiência figurativa no período em que morou na Inglaterra, Canadá e no Brasil, ao lado de Goeldi e Darel, Babinski foi, há quase três décadas e durante vários anos, um dos melhores e mais sensíveis paisagistas do nosso país.”

20160515_171417

Ana Maria Belluzzo
Professora Titular de História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Atua como pesquisadora e curadora independente. Coordenou a equipe brasileira da pesquisa Documents of Latin America and Latino Art, realizada junto ao Internacional Center for the Arts of the Americas do Museu de Fine Arts, Houston. Na atividade de curadora desde a década de 80, realizou exposições retrospectivas da obra de artistas contemporâneos brasileiros: Marcello Nitsche (SESC, 2015) Maria Bonomi- gravura peregrina (Pinacoteca do Estado, 2008); Hercules Barsotti – Cor não Cor (Museu de Arte Moderna, São Paulo, 2004). Waldemar Cordeiro – uma aventura da razão (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 1986), Marcello Nitsche.

SERVIÇO:
Masterclass “O Imaginário Fabuloso de Babinski”e lançamento do catálogo da exposição O Sertão Alegre de Babinski: Figuração e Oralidade no Ceará, com a presença do artista plástico Maciej Babinski
Quando: 28 de julho, às 19h
Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes
Entrada gratuita.