eeeee

Apostando no potencial social e inclusivo da educação musical, será lançada nesta quinta-feira (25), no Cineteatro São Luiz, a partir das 18h, a Plataforma Sinfonia do Amanhã, uma rede de fortalecimento que vai reunir 18 entidades de três estados brasileiros. O evento contará com mostra artística dos aprendizes dos grupos que compõem a rede em apresentações de camerata de violões, sopros e orquestra. O projeto é uma parceria entre a Enel Brasil – controladora da distribuidora Coelce da Endesa Fortaleza – e o Governo do Estado do Ceará, por meio  da Secretaria da Cultura.

unnamed (1)
Visando aprimorar e fortalecer o campo da educação, a rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em dois eixos: a articulação maior entre as instituições e a formação de alunos, de professores e gestores das instituições.

unnamed

De acordo com Débora Pinho, Responsável pela área de Integração com o Entorno Social da Enel Brasil, “A Plataforma unirá os projetos, de diferentes localidades e realidades, fazendo com que todos se fortaleçam, além de permitir o compartilhamento de boas práticas. Isso possibilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade dos projetos envolvidos e a ampliação dos benefícios ao público de crianças, adolescentes e jovens participantes.”
A Plataforma reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Bachiana de Aquiraz2
Plataforma Online
Como ferramenta de apoio à gestão, o projeto se materializa na construção de uma plataforma online para o acompanhamento, avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas, com a finalidade de possibilitar a construção de indicadores que deem subsídios para a sustentabilidade e continuidade dos grupos que integram a rede.
Além disso, o site se coloca como espaço de interação colaborativa entre os diversos atores que integram a Sinfonia do Amanhã, sejam eles gestores, professores ou alunos, uma vez que disponibilizará fóruns de discussão, biblioteca virtual, blog e agenda de apresentações.

Grupos:

Acordes Mágicos (CE); Banda de Garruchos (RS); Casa de Vovó Dedé (CE); CIS Vila Velha (CE); Coral Canto da Casa (CE); Cordas da Cidadania (CE); Escola de Música – Secretaria Municipal de S. Luiz Gonzaga (RS); Escola de Música Chiquita Braga (CE); Escola de Música de Itapajé (CE); Escola de Música de Guaramiranga (CE); Escola de Música de Milhã (CE); Filarmônica Estrela da Serra (CE); Instituto Sinfonia do Amanhã (GO); Orquestra Jacques Klein (CE); Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz (CE); Orquestra de Sopros de Pindoretama (CE); Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante (CE); e Projeto Tocando a Vida (CE).

Evento
A Plataforma Sinfonia do Amanhã tem realização da Quitanda das Artes, do Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e do Instituto BR Arte, produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

Serviço:
Lançamento da Plataforma Sinfonia do Amanhã
Data: 25/08
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza – Ceará
Horário: 18h
Informações: (85) 3235 4063/ plataformasinfonia@gmail.com

 

 

Texto: Eduardo Sousa | Imagens: AD2M Assessoria