na-colonia-penal-9

Neste mês, teremos uma nova opção de entretenimento para as noites de segunda-feira, em Fortaleza, estou falando do espetáculo “Na Colônia Penal”, conto intrigante do alemão Franz Kafka e adaptação teatral de Rafael Barbosa, que terá apresentações nos dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro, sempre às 19h e com ingressos a preços populares.

No palco, o mínimo de elementos cênicos, os quais incluem um retroprojetor, uma pequena escada de três degraus e o poderoso efeito de uma série de transparências de silhuetas e letras recortadas. Ao som de uma trilha sonora inspiradora e surpreendente, indo de Debussy a Maria Callas, o público é envolto num ambiente intimista composto pela iluminação cênica repleta de efeitos entre sombras e projeções.

Em cena, dois jovens e talentosos atores da cidade, Luís Carlos Shinoda e Angélica Nunes, dão vida ao embate entre um oficial de justiça e um explorador estrangeiro que chega à colônia penal para a avaliação do uso de uma máquina de punição e tortura como sistema judiciário local. São levados à máquina todos aqueles que desobedecem às leis.

Para o oficial, o aparelho punitivo é apenas um ideal de justiça e necessário para mantimento da ordem, cuja opinião do estrangeiro, pode ser essencial para a vigência ou não desse sistema. As relações de poder presentes na cena revelam a supremacia de um governo conservador, desumano e cruel questionada por um estrangeiro que chega a colônia. Retratando a impactante e dolorosa subordinação do homem perante às instituições burocráticas de ordem e poder.

“Tivemos duas temporadas do espetáculo. Uma em julho de 2016, no Teatro Acontece, e outra em setembro, no Teatro do Sesc Emiliano Queiroz. Estamos indo para a nossa terceira temporada e com bastante força”, conta empolgado o ator e diretor, Shinoda. “Acredito que a grande novidade desta temporada é o espaço. O Café Teatro das Marias é lindo, acolhedor e possui uma arquitetura não convencional de um café/bar que nos permite novos e surpreendentes experimentos”, completa Luís.

O espetáculo “Na Colônia Penal” surgiu na metade de 2015, durante uma pesquisa teatral entre os integrantes do Cangaias Coletivo Teatral e o dramaturgo, Rafael Barbosa. Foram meses estudando as obras de Franz Kafka até a escolha da obra, por encontrarem desejos e inquietações que se cruzavam. “Kafka nos impactou muito, e ainda temos vontade de montar uma outra obra em 2017” revela, Shinoda.

FICHA TÉCNICA

Rafael Barbosa: Adaptação dramatúrgica da obra de Franz Kafka
Luís Carlos Shinoda: Direção e Cenografia
Angélica Nunes e Luís Carlos Shinoda: Elenco
Angélica Nunes: Cenotecnia
Tatiana Amorim: Iluminação
Davi Ângelo: Figurino e Adereços
Felício da Silva: Identidade Visual
Eduardo Ramos e Márcio Tibúrcio: Fotografia
Adonai Elias: Produção e Sonoplastia

Franz Kafka (1883- 1924): Escritor tcheco de língua alemã, autor de romances e contos, é considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Entre suas mais famosas obras estão: A Metamorfose, O Processo e O Castelo, repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas.

Rafael Barbosa (Dramaturgo, ator e diretor): Rafael Barbosa é carioca e está radicado no Ceará desde 2004. É um dos dramaturgos mais conhecidos do Estado, com uma média de 10 textos teatrais encenados por ano, incluindo esquetes e espetáculos. Graduado em Licenciatura em Teatro pelo IFCE Fortaleza, foi vencedor do V Concurso Nacional Jovens Dramaturgos, em 2015.

Cangaias Coletivo Teatral: Surgiu em 2012 a partir da Trupe Cangaias de Teatro. Tem em seu repertório espetáculos como “Balões – eu te amo”, “Miau!” e “Na Colônia Penal” – a primeira encenação cearense de Franz Kafka. No ano de 2015, o grupo foi homenageado pelo maior festival de esquetes de Fortaleza, o FECTA, destacando-se no circuito de novos grupos da cena teatral cearense. Participou de grandes festivais no Estado, como o 9º For Rainbow (Festival da Diversidade Sexual), com o espetáculo “Balões – eu te amo” e do Maloca Dragão 2016, com a peça infantil “Miau!”.

O Grupo é composto por Adonai Elias, Angélica Nunes e Luís Carlos Shinoda, que assumem uma pesquisa de Direção Teatral, Marketing Cultural, Produção, Iluminação e Cenotecnia. Assumindo um teatro de qualidade e de responsabilidade, sempre no intuito de sensibilizar o público.

Café Teatro das Marias: Importante equipamento cultural de Fortaleza, fundado em 2006 pela dançarina e gestora cultural, Valeria Pinheiro, com o objetivo de fortalecer a cultura, difundir obras, desenvolver pesquisas e compartilhar fazeres e saberes entre os seus. Oferecendo uma experiência gastronômica e cultural diferenciada em um espaço underground de 150 lugares, o Café Teatro das Marias é lugar de diversão, ritmo, arte, compartilhamento e aprendizado.

SERVIÇO:
Espetáculo “Na Colônia Penal” – Cangaias Coletivo Teatral
Classificação: 16 anos
Duração: 45 minutos
Temporada: dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro (toda segunda-feira)
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20 / R$ 10 (meia)
Local: Café Teatro das Marias
Rua Senador Almino, 233 A – Praia de Iracema
Mais informações e vendas antecipadas: 3037-9437 (entre 14h e 18h) ou 99620-1956 (Adonai)

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da Flor de Outubro | Imagem: Flor de Outubro