Barra do Ceará e Pirambu serão palcos abertos para apresentações artísticas e vivências formativas gratuitas

A magia da arte circense vai invadir a periferia de Fortaleza! É que entre os dias 13 e 23 julho, acontece o Festival Arruaça, projeto que promove ocupação artística em espaços públicos, com apresentações de circo e vivências de iniciação ao malabarismo, tecido acrobático e perna de pau. Com muita arte, cores vibrantes, alegria e entretenimento, a população vai ter acesso a diversão para todas as idades, e o melhor, totalmente gratuito.

Infelizmente, estamos cientes de que a violência é assunto rotineiro no cotidiano da cidade, principalmente da periferia por conta da sua espetacularização. A “política do medo” invade lares, ruas e bairros inteiros de tal forma que muitos moradores não tem coragem de visitá-los, ou pior, se privam de usufruir dos espaços públicos da sua região, reflete Mauricio Rodrigues, artista e idealizador do projeto.

Crianças, jovens e adultos moradores ou visitantes dos bairros Barra do Ceará e Pirambu são convidados a participarem desta ação gratuita como proposta de ação transformadora deste cenário, através do poder de mudança promovidos pela arte, cultura e resistência. Com apresentações artísticas e vivências formativas livres no campo do circo, que envolvem desde a criança, que se aventura no malabarismo praticado no semáforo, ao idoso, morador da comunidade.

“Percebe-se que em praças onde ocorrem manifestações culturais de qualquer natureza, além do movimento de socialização de pessoas, aumenta também o movimento de trabalhadores autônomos, que vão desde vendedores de lanche a ambulantes com brinquedos, contribuindo não só para a redução da violência, como também com a economia do bairro”, conclui Mauricio.

Em sua primeira edição, o projeto foi contemplado pelo VI Edital Ação Jovem, através da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Juventude e conta com o apoio colaborativo e independente dos grupos Fuzuê, As 10 Graças da Palhaçaria, Coletivo Os Desconhecidos e Trupe Rebimboca.

O Festival Arruaça tem ainda o patrocínio coletivo de moradores do Pirambu com o incentivo da Livraria e Papelaria Tic Tac, Loja MC Móveis, Salão N Hair Beleza Feminina, Mercadinho Super Cantinho das Frutas, Pastelaria Idalina, Revista Exotic People, Pizzaria Popular, BH Bar, Depósito O Assis e Vany Modas.

Mais informações: https://www.facebook.com/mauriciorodriguesoficial/

SERVIÇO:

I FESTIVAL ARRUAÇA

Sexta (dia 14)
Local: Cuca Barra
9h às 12h – Oficina de Claves e Bolinhas de Malabares, com Mauricio Rodrigues
Vagas limitadas e inscrição por ordem de chegada

Sábado (dia 15)
Local: Morro Santiago (Barra do Ceará)
17h – Oficina de Perna de Pau e Acrobacia
18h – Espetáculo Yeeeah!!!, com Mauricio Rodrigues
18h30 – Espetáculo Malabares nas Alturas, com Trupe Rebimboca
19h – Espetáculo Mais uma Grande Besteira, com As 10 Graças da Palhaçaria

Domingo (dia 16)
Local: Vila do Mar (Pirambu)
17h – Oficina de Tecido Acrobático
18h – Espetáculo Deslocada, com Tatiana Valente
18h30 – Espetáculo Malabares nas Alturas, com Trupe Rebimboca
19h – Espetáculo O Trapezista, com Mauricio Rodrigues

Sábado (dia 22)
Local: Pracinha do Chafariz (Pirambu)
17h – Oficina de Malabares
18h – Espetáculo Yeeeah!!!, com Mauricio Rodrigues
18h30 – Espetáculo Ao Verso, com Coletivo Os Desconhecidos

Domingo (dia 23)
Local: Parque Leblon (Barra do Ceará)
17h – Oficina de Acrobacia e Malabares
18h – Espetáculo Yeeeah!!!, com Mauricio Rodrigues
18h30 – Espetáculo Ao Verso, com Coletivo Os Desconhecidos

 

 

]

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: Divulgação