Foto: Tim Oliveira

O espetáculo celebra os 35 anos de Valéria Pinheiro na dança e 23 anos de Cia Vatá no Brasil

A partir das danças e manifestações tradicionais brasileiras e afro ameríndias nasce “Oxum de mim!”, celebrando 35 anos de Valéria Pinheiro na dança e 23 anos de Cia Vatá no Brasil. Sob direção de Valéria Pinheiro e Paulo José, o espetáculo reestreia em agosto, no palco do Teatro Sesc Iracema, em Fortaleza.

Com circulação em 2014, Oxúm de Mim! volta à cena com um elenco maior, Valéria na direção artística, novos bailarinos, texto, melodias, colecionando músicas tradicionais que vão compondo a história de um grupo mambembe, que sai pelo mundo se reinventando.

“Estamos revendo um trabalho que foi criado para a rua e em deslocamento, pensando agora sua estrutura para o palco. Esta é a diferença fundamental. Agora, a Cia Vatá se faz a mesma, mesmo com novas pessoas, como uma tradição que vai passando de geração em geração, coreografando com um pé firme na brincadeira e no festejo” se orgulha, Paulo José, diretor de elenco e figurinista.

Foto: Tim Oliveira

Oxúm de Mim! reflete a companhia diante do espelho dessa mãe, com essa trupe representada em cena, um reflexo e uma dança sobre si mesma. O público pode esperar a alegria de sempre, muita música, uma linguagem direta e franca que vem tratando de resistência, onde seu lugar será sempre onde armamos nossa lona, ainda que a céu aberto.

“Dirigir um grupo grande é desafiador, mas a Cia Vatá sempre foi assim, de grande elenco em todos os seus trabalhos. Ao mesmo tempo que temos desafios temos recursos infinitos! O filtro do que vai pra cena faz parte de quem somos, então o público vai desfrutar de uma obra que o transporta para dentro de suas questões com o divino” ressalta, Valéria Pinheiro, diretora artística e coreógrafa.

Nossa temporada conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura do Estado (SECULTCE), do SESC e do Café Teatro das Marias.

Saiba Mais

Paulo José aproximou-se das artes em 1999. Ator, bailarino e coreógrafo, atua como figurinista desde 2013, trazendo para o figurino o conhecimento da cena. Estuda modelagem e costura, além de ser técnico em dança e licenciado em teatro.

Hoje genuinamente cearense, a Cia Vatá foi fundada em 1994, no Rio de Janeiro, pela bailarina e coreógrafa, Valéria Pinheiro. Desde 2000 ancorada no Ceará, ela é uma das companhias brasileiras com representatividade internacional, que apresenta essa mistura entre a cultura tradicional brasileira e a dança contemporânea.
http://www.teatrodasmarias.com/apresentaccedilatildeo.html

Ficha Técnica:

Direção de produção, direção artística e coreografia: Valéria Pinheiro
Argumento, direção de elenco e figurinos: Paulo José
Cia Vatá: Rodrigo Claudino, Makito Vieira, Guilherme Cunha, Maurício Rodrigues, Carina Santos, Saulo Dias, Danilo Magno e Hanna Greilich
Músicas: Paulo José, Makito Vieira e Rodrigo Claudino
Música tema Oxúm de Mim!: Descartes Gadelha e Pingo de Fortaleza
Designer de Luz: Marcos Alexandre
Cenotecnia e Adereços: Angélica Nunes
Produção e Comunicação: Adonai Elias
Assessoria de Imprensa: Flor de Outubro Comunicação
Identidade Visual: Tim Oliveira
Registro Audiovisual: Marcelo Paes de Carvalho
Operação e Montagem de som: Marco Sala
Operação de Luz: Angélica Nunes

Serviço:

Dias 04, 05, 06, 11, 12 e 13 de agosto
Sextas e sábados, às 20h
Domingos, às 19h
Ingresso: R$5 (meia) | R$10 (inteira)
Classificação: Livre | 60 min.
Teatro SESC Iracema
R. Boris, 90 – Praia de Iracema
Informações: (85) 99620.1956 Adonai Elias

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Fotos: Tim Oliveira