Abrindo a programação de aniversário dos quatro anos da escola Porto Iracema das Artes, a fotógrafa Paula Sampaio vem a Fortaleza para ministrar a masterclass “Embarque”. A artista visual vai apresentar ao público uma viagem pelas séries, ensaios e projetos fotográficos desenvolvidos durantes os últimos 27 anos na Região Amazônica. O evento vai acontecer na próxima quinta-feira, 3, às 19h, no auditório do Porto. O acesso é gratuito e aberto ao público.

Os projetos realizados pela fotógrafa mineira radicada em Belém (PA) lançam um olhar sobre temas como colonização, migrações, memória e esquecimento. Desde 1990, ela retrata as migrações na Amazônia a partir do cotidiano das comunidades que vivem às margens de grandes estradas abertas na região norte durante os últimos 50 anos, principalmente as rodovias Belém–Brasília e Transamazônica. Além dos projetos de longa duração, a fotógrafa desenvolve séries que tratam sobre a natureza e a fragilidade dos seres, num diálogo entre texto e imagem.

Paula Sampaio nasceu em Belo Horizonte (MG) e começou a fotografar profissionalmente em 1987, optando pelo fotojornalismo. Frequentou as oficinas da Fotoativa e atuou na Comissão dos Repórteres Fotográficos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Pará (Sinjor–PA). É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC–MG.

A fotógrafa recebeu diversas premiações, destacando Funarte/RJ, Mother Jones Internacional Fund for Documentary Photography /EUA, Fundação Vitae e Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia/SP. Além disso, Paula Sampaio recebeu menções, distinções e indicações do IPHAN, da Fundação Conrado Wessel, do Instituto Marc Chagall, FINEP, entre outros. Possui obras nas coleções do MAM/SP, MASP/PIRELLI, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Fundação Biblioteca Nacional /RJ, Enciclopédia Itaú Cultural, Itamaraty, Coleção Joaquim Paiva, Fundación Comillas e ProDocumentales /Espanha, Fifty Crows/EUA, TAFOS/Peru. Atualmente é repórter-fotográfica do jornal O Liberal (1988-2015) e assessora técnica do Centro Cultural SESC Boulevard (2009–2015), e em paralelo, continua desenvolvendo seus ensaios e projetos.

Serviço:
Masterclass “Embarque” com a fotógrafa Paula Sampaio
Quando: 03 de agosto, às 19h
Onde: Auditório da escola Porto Iracema das Artes
Entrada gratuita/Aberto ao público