Um dos livros mais intrigantes da escritora Clarice Lispector (que por acaso é uma das preferidas do autor deste blog), “A Paixão Segundo G.H.” de 1964, vai ganhar uma adaptação para o cinema e será dirigido pelo cineasta Luiz Fernando Carvalho. Tá bom ou quer mais? Tem mais! A atriz escalada para fazer a protagonista de “A Paixão Segundo G.H.” será a talentosissíma e radiante Maria Fernanda Cândido.

A obra é considerada por muitos críticos literários como uma obra hermética, de difícil entendimento, de conjecturas tão particulares da escrita de Clarice que é quase impossível alguém entender o livro. Eu discordo totalmente dessa opinião, já que o livro é um dos meus preferidos dela, incluindo “A Hora da Estrela”, “Felicidade Clandestina” e “O Lustre”. Ele aborda os pensamentos e a consciência de uma mulher que demite sua empregada doméstica e em seguida vai limpar o quarto de serviço da casa. Nesse momento, ela se depara com uma barata e este é o grande ápice da contação de Clarice, a mulher começa a ter diálogos, solos, uma grande fábula e realidade.

Segundo o jornal O Globo, a atriz Maria Fernanda Cândido já está se preparando para interpretar a personagem de Clarice Lispector no cinema. Em entrevista ao jornal, ela afirmou já ter um envolvimento emocional com o livro e que gosta da experiência de trabalhar com Luiz Fernando Carvalho.

A preparação da atriz inclui treinamento vocal, estudo de interpretação e completa imersão no texto original, que é coordenado pessoalmente pelo diretor.

Infelizmente, A Paixão Segundo G.H. ainda não tem data de lançamento prevista. Mas vamos esperar e com certeza ir ao cinema quando essa maravilha foi estrear.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa |Foto: Internet