O grupo “As 10 Graças de Palhaçaria” comemora no mês de março seis anos de resistência e para celebrar, o grupo anuncia temporada de dois espetáculos no teatro do Dragão do Mar. Serão apresentados “A Isca”, nos dias 13 e 14 e “O Cabaré da Desgraça”, nos dias 21, 22 e 28 deste mês. O coletivo de artistas que tem a bufonaria como sua principal referência leva ao palco uma compilação de números que vêm sendo amadurecidos desde 2012, em trabalhos, pesquisas e vivências da rua, que ganhou os espaços do cenário teatral.

Em tempos de silenciamentos e incertezas, faz-se oportuno ocupar os espaços culturais privilegiados da cidade com a linguagem que se origina na rua, onde o riso se transforma em força crítica e política. A estética trazida pelas 10 Graças se distingue pelo ar provocador e inventivo de seus números, conferindo ao público um misto de curiosidade e êxtase diante daquilo que vem, prioritariamente, do absurdo.

 

A Isca
Pensado e apresentado pelo ator, performer, palhaço e diretor Edivaldo Ferrer, a peça traz uma história que se passa em 1943. Em plena noite, um navio zarpa em alto mar com um grupo de pescadores. Ao comando do Capitão, os tripulantes Nestor, Mantêga e Sereno, seguem a bordo de uma grande aventura que tem o riso e a crítica como pano de fundo. Uma velha matéria de jornal e um penico – que é signo e extensão do corpo do ator – são o ponto de partida para um mergulho nas surpresas, paixões, alegrias e tristezas presentes na narrativa.

Cabaré da Desgraça
Compilação de números apresentados pelos integrantes das 10 Graças, sendo eles: Alysson Lemos, Caroline Holanda, David Santos, Edivaldo Ferrer, Igôr Cândido, João Victor e Rayane Mendes. Segundo o grupo, trata-se de “um convite à libertinagem e ao excessos. Exceder, transgredir e deformar estão na ordem do dia, uma variedade de números e absurdos onde celebramos o inacabado, a mudança e o que vier pois o que importa é o agora!”.

6 anos de 10 Graças de Palhaçaria

O Grupo As 10 Graças de Palhaçaria é essencialmente composto por artistas de rua desde 2012 atua em Fortaleza com espetáculos, oficinas e pesquisas ligadas a bufonaria/palhaçaria. Com oito integrantes em sua atual formação, o grupo se encontra em seu estado mais efervescente em termos de produção e atuação na cidade de Fortaleza, optando por escolhas estéticas que passam a gerar impactos para a urbe e para o público. Em seis anos de trajetória, o grupo almeja tornar-se referência na pesquisa e formação em bufonaria na cidade, podendo ampliar os horizontes, também, para as possibilidades de circulação nacional dos seus trabalhos.

Serviço:
O quê:  As 10 Graças de Palhaçaria – Programação de Aniversário (A Isca)
Quando: 13 e 14 de março, às 20h
Onde: Teatro do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)
Ingresso: R$ 20 | 10 meia
Classificação Livre

 

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagem: Jorge Reinaldo