A partir de amanhã (24), até o dia 21 de outubro, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta a “Mostra Mundo Giramundo”, uma coleção de peças de conteúdo lúdico e educativo que busca revelar o modo de trabalho e o processo criativo do grupo, nacionalmente conhecido por atuar com o universo do teatro de bonecos. Paralelas à mostra, de 24 a 26 de agosto serão realizadas apresentações de “Pedro e o Lobo”, o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo. Dentro da programação ainda, no dia 26 de agosto, haverá a palestra “Processo de Montagem Teatral”, que irá demonstrar como é feita a montagem dos espetáculos.
O espetáculo e a palestra têm o propósito de aproximar o espectador do ofício do marionetista e de sua realidade prática. O principal objetivo da “Mostra Mundo Giramundo” é a formação de plateia e criação de um espaço de reflexão crítica sobre o teatro de bonecos através de atividades multidisciplinares.
MOSTRA MUNDO GIRAMUNDO
O acervo não se limita à exibição convencional de uma coleção de bonecos, o que normalmente enfatiza apenas dimensões estéticas. Muito mais do que isso, a mostra revela as dimensões construtivas, mecânicas e cinéticas das marionetes, que priorizam o movimento e seus mecanismos. Outro fator distintivo da mostra está na exibição organizada do processo de planejamento e construção de marionetes, suas etapas, ferramentas e abordagens. Isso pode ser qualificado como “acervo imaterial” do Giramundo, representado por seu know-how ligado ao design de bonecos. Nesse campo, destaca-se a rara exibição da coleção de desenhos, estudos e projetos para teatro de marionetes de Álvaro Apocalypse, criador do Giramundo e um dos grandes mestres mundiais desta expressão artística.
A dimensão histórica é representada na mostra por meio de cenas selecionadas dos principais espetáculos do grupo, de 1970 a 2014, com o intuito de compor uma trajetória visual das transformações pelas quais passaram as pesquisas da companhia.
APRESENTAÇÃO DE TEATRO “PEDRO E O LOBO”
“Pedro e o Lobo” é o espetáculo mais apresentado da história do Giramundo. A versão para bonecos do espetáculo reforça, com imagens, a ideia central da versão musical original de Sergei Prokofiev: compartilhar com as crianças a estrutura elementar de uma orquestra, seus principais timbres e grupos de instrumentos. O Giramundo optou pelo marionete a fio e à sua ampla gama de movimentos e possibilidades de expressão. Os cenários foram substituídos por desenhos em um quadro negro, as vozes dos personagens surgem ao vivo e o plano do palco é o do chão, mesmo nível dos pequenos espectadores.
PALESTRA PROCESSO GIRAMUNDO
Diretores do Giramundo Teatro de Bonecos, Beatriz Apocalypse e Ulisses Tavares falarão sobre o processo de montagem de um espetáculo na metodologia do grupo. Temas como adaptação, trilha sonora, construção de personagens, desenho, projetos, técnica de manipulação e ensaios serão explicados de modo claro e divertido. Serão utilizados exemplos dos 36 espetáculos montados pelo grupo desde a sua fundação até os dias de hoje.
Serviço:
O quê: Exposição: “Mostra Mundo Giramundo”
Quando: 24 de agosto a 21 de outubro
Onde: CAIXA Cultural Fortaleza (Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema)
Horários: terça a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Entrada franca
Espetáculo: “Pedro e o Lobo”
Data: 24 a 26 de agosto de 2018 e 12 a 14 de outubro de 2018
Horário: 17h
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia)
Vendas: 02h antes de cada espetáculo
Palestra: “Processo de Montagem Teatral”
Data: Dias 26 de agosto de 2018 e 14 de outubro de 2018
Horário: 18h30 às 19h30
Classificação indicativa: Livre
Local: no teatro após cada espetáculo
Texto: Eduardo Sousa com informações da assessoria | Imagens: divulgação